Geral
Trabalhador é resgatado em situação semelhante à escravidão em Foz

Trabalhador é resgatado em situação semelhante à escravidão em Foz

Em cerca de um ano e meio de serviço, a vítima, de 74 anos, relatou que nunca havia folgado ou recebido salários; empregador foi preso em flagrante.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 11 de maio de 2023 - 10:16

Um trabalhador foi resgatado de condições semelhantes à escravidão em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A vítima atuava em condições precárias em uma obra na cidade, de acordo com a Polícia Federal.

O homem, um senhor de 74 anos, foi resgatado ontem (10). Além da PF, a ação contou com o apoio de auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No local, as equipes constataram que o trabalhador estava submetido a condições degradantes de trabalho, jornada exaustiva e servidão por dívida.

Conforme a polícia, em cerca de um ano e meio de serviço, o empregado nunca havia folgado, tampouco tirado férias ou recebido salários. A vítima relatou que trabalhava para quitar dívidas contraídas no mercado do seu patrão. No momento do resgate, a dívida dele era de quase R$ 7 mil.

Diante dos fatos, o empregador foi preso em flagrante pelo crime de redução a condição análoga à de escravo e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR. A pena para tal crime pode alcançar oito anos de reclusão.

Compartilhe