Geral
Temporal causa transtornos em Curitiba e região, que segue em alerta para chuvas fortes
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Temporal causa transtornos em Curitiba e região, que segue em alerta para chuvas fortes

O alerta de temporais segue para hoje (19), com possibilidade de fortes pancadas de chuva especialmente a partir da tarde.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 19 de janeiro de 2023 - 07:56

O temporal que atingiu Curitiba e os municípios da Região Metropolitana no fim da tarde de quarta-feira (18) causou estragos e transtornos à população. O alerta de temporais segue para hoje (19), com possibilidade de fortes pancadas de chuva especialmente a partir da tarde.

“Nesta quinta-feira a tendência é termos uma situação no tempo bastante semelhante aos últimos dias. Com o tempo mais abafado, quente e úmido, novamente se formam nuvens de chuva a partir do período da tarde. Não se descarta a repetição de temporais, com pancadas fortes de chuva e ocorrência de muitos raios”, aponta Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Só na Capital, a prefeitura registrou um total de 209 solicitações por conta da chuva forte de ontem.

O maior volume de solicitações foi por queda de árvores ou galhos. Foram 144 situações desta natureza, entre as quais 106 com bloqueio de passagem em vias e passeios.

Os pedidos por situações de alagamentos e erosão ou desobstrução de rios e córrego corresponderam a 13 solicitações feitas à Central. Foram sete pedidos por lona feitas ao 156 para atender a moradores do CIC, Santa Felicidade, Tatuquara e Boa Vista.

Segundo dados da estação meteorológica da Defesa Civil de Curitiba, localizada no bairro Batel, foram registradas precipitações acumuladas de 56,1 mm, entre 15h e 17h30, com rajadas de vento de até 24,5 km/h.

Estragos também foram registrados em áreas de Campo Largo e Araucária, especialmente de alagamentos e enxurradas.

Chuvas de verão

Uma das características do mês de janeiro é a grande concentração de chuvas, que ocorrem de forma acentuada e em curtos períodos de tempo, com a possibilidade de provocar alagamentos pontuais.

Segundo o alerta emitido pela Defesa Civil Nacional, com base nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no período de 16 a 23 de janeiro, a região de Curitiba deve sofrer com chuvas intensas e localizadas, com volumes acima da média para o período.

Compartilhe