Geral
Temporal causa estragos em diversas cidades paranaenses

Temporal causa estragos em diversas cidades paranaenses

Em algumas localidades, a ventania se aproximou dos 100 km/h; tempo chuvoso permanece no Estado ao longo dos próximos dias, segundo o Simepar.

Rafael Nascimento - terça-feira, 5 de setembro de 2023 - 07:40

O forte temporal que atingiu o Estado nesta segunda-feira (4) causou estragos em diversas cidades paranaenses, de acordo com a Defesa Civil. O Paraná segue em alerta laranja para tempestades e ventos fortes hoje (5), especialmente pela manhã.

Em algumas localidades, a ventania se aproximou dos 100 km/h. Mais de 40 mil casas permanecem sem luz nessa manhã no Estado, segundo a Copel – a maioria delas estão no Oeste e Sudoeste.

O levantamento mais recente da Defesa Civil, que atua na prevenção de desastres naturais, indica que nove municípios foram atingidos:

  • Bandeirantes
  • Barracão
  • Bom Jesus do Sul
  • Nova Santa Rosa
  • Paulo Frontin
  • Pinhão
  • Quatro Pontes
  • Santa Helena
  • Vitorino

Todas as cidades foram atingidas por tempestades seguida por vendaval. Santa Helena, no Oeste paranaense, foi o município mais atingido, com 180 pessoas afetadas e 62 casas danificadas. Os ventos fortes causaram a queda de árvores e postes.

Segundo o Simepar, em Altônia, na região noroeste do Paraná, na divisa com Mato Grosso do Sul, as rajadas chegaram a 96,5 km/h, e 93,9 km/h em Umuarama.

Em Curitiba, a estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 90,7 km/h. 

De acordo com a prefeitura, foram 14 solicitações para remoção de árvores caídas ou galhos, nos bairros Abranches, Santa Cândida, Lindóia, Morrunguê, Bacacheri, São Braz, Campina do Siqueira, Boa Vista, São Lourenço, Jardim das Américas, Jardim Social, Mercês e Batel.

“Ontem tivemos a formação de uma frente fria, que favoreceu a ocorrência de tempestades em muitas regiões do Estado. O ambiente atmosférico ficou bastante favorável para a formação de áreas e linhas de instabilidade, com uma massa de ar aquecida. Rajadas de ventos fortes também foram registradas, com ventos superando os 80 km/h ou até mais em muitas regiões”, explica a meteorologista do Simepar, Lídia Mota.

Os dados da Defesa Civil foram atualizados no fim da noite de ontem – por isso, o número de estragos no Paraná pode ser ainda maior.

Há relatos de transtornos em função do temporal também em Guarapuava e região, no Centro do Estado. Por lá, o distrito de Entre Rios foi o mais afetado, e parte dos moradores está sem energia elétrica. A região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, E Umuarama, no Noroeste, também foram afetadas pela ventania.

O alerta de tempestades publicado pelo Inmet é válido para todas as regiões até a manhã de terça-feira (5).

Conforme o Simepar, a tendência é que o tempo chuvoso permanece no Estado ao longo dos próximos dias.

“A condição do tempo melhora para os próximos dias. No Leste, ainda há nebulosidade e possibilidade de ocorrência de chuvas fracas ou garoas. Na quinta-feira, um novo sistema frontal se forma, com ocorrência de chuvas no final do dia no Interior. A tendência é que na sexta e sábado ainda sejam registradas muitas chuvas no Paraná”, completa a meteorologista.

Compartilhe