Geral
Tele e videoconsultas pelo SUS estão disponíveis em Curitiba a partir desta segunda (17)

Tele e videoconsultas pelo SUS estão disponíveis em Curitiba a partir desta segunda (17)

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h

Guilherme Grandi - domingo, 16 de abril de 2023 - 18:30

A partir desta segunda-feira (17), é possível fazer tele e vídeoconsultas pelo número (41) 3350-9000, em Curitiba. O serviço do aplicativo Saúde Já Curitiba foi ampliado e vai atender, inicialmente, pacientes entre 18 e 25 anos. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

A mudança foi adotada após um período de testes, feito entre janeiro e março de 2023, quando houve ampliação do atendimento de “queixas agudas”, pela Central Saúde Já, nas Unidades de Saúde Ouvidor Pardinho e Bairro Novo; e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Boa Vista e Sítio Cercado. Como queixas agudas podem ser considerados sintomas que surgiram recentemente e que causam desconforto e a necessidade de atendimento no mesmo dia. Entre eles estão dor de garganta, vômito e diarreia, dor de cabeça, mal estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, durante esse período o público jovem, de 18 a 25 anos, foi o que mais aderiu ao novo formato. Por isso, neste primeiro momento, somente esta faixa etária terá acesso ao serviço. A ideia é ampliar o público-alvo gradativamente. Ainda de acordo com a administração municipal, mais de 80% dos atendimentos do projeto-piloto foram resolvidos na teleconsulta e a média de avaliação dos atendimentos teve nota 9,5.

ATENDIMENTO REMOTO

A Central Saúde Já Curitiba foi criada em março de 2020, para atender à demanda relacionada aos casos de Covid-19. À época, ela se chamava Central Coronavírus e oferecia o teleatendimento em saúde, com orientação e informação para a população pelo telefone.

Aos poucos, foram sendo incorporados novos serviços à Central, como agendamento de vacina covid para bebês, agendamento de mamografia e exame preventivo do colo do útero, orientação para apoio na amamentação e para parar de fumar, entre outras outras informações e orientações do SUS curitibano.

Com a nova fase, os pacientes também terão acesso a soluções de tele e videoconsulta por meio do Aplicativo Saúde Já Curitiba para outras queixas e não somente para sintomas respiratórios.

Depois de realizada a tele ou videoconsulta, o usuário também terá acesso pelo App Saúde Já Curitiba à receita médica para retirada de remédios nas Unidades de Saúde de Curitiba e com QR Code para farmácias privadas.

O novo serviço será lançado oficialmente nesta segunda-feira (17), às 11h, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. 
 

Compartilhe