Geral
TCE assina acordo com INPE para monitoramento de obras por satélite

TCE assina acordo com INPE para monitoramento de obras por satélite

Presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fábio Camargo, assina dia 9, em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecn..

Pedro Ribeiro - sábado, 4 de dezembro de 2021 - 14:33

Presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Fábio Camargo, assina dia 9, em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE, para monitoramento, via satélite, das grandes obras no Paraná, inclusive as que estão paralisadas.

Segundo o presidente do TCE, o projeto visa treinar pessoal técnico do Tribunal do Paraná para analisar as imagens que serão fornecidas pelo INPE, ampliando as ações de fiscalização sobre as obras. A viabilidade técnica do projeto já foi confirmada pelo ministro Marcos Pontes, que destacou o projeto por ser inédito e com condições de ser estendido aos 33 Tribunais de Contas brasileiros.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, que será responsável pelo projeto, já testou o projeto em três obras no Paraná: hospital em Francisco Beltrão, pavimentação da Estrada do Socavão, no município de Castro, e a reforma e ampliação do Aeroporto de Maringá. Foram utilizados dois satélites (CBRES-4 e CBRES-4A), que registraram em detalhes a evolução das obras, com imagens nítidas e aproximadas.

Com a nova tecnologia haverá um ganho expressivo na quantidade de obras fiscalizadas e um acompanhamento mais preciso do cronograma de execução.

Compartilhe