Geral
Táxis elétricos serão testados em Curitiba

Táxis elétricos serão testados em Curitiba

As baterias dos táxis elétricos terão autonomia de até 400 km. Os custos da recarga da bateria e a viabilidade técnica serão arcados pela Urbs

Redação - quarta-feira, 22 de março de 2023 - 20:15

Com o objetivo de provocar avanços no transporte e na sustentabiliade, a capita paranaense vai testar a possível implantação de táxis elétricos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22) pelo prefeito Rafael Greca (PSD), durante o lançamento da 4ª ediação da Smart City Expo Curitiba.

O projeto será detalhado durante o lançamento oficial do projeto, previsto para acontecer nesta quinta-feira (23). O escopo da iniciativa prevê utilização de seis táxis elétricos pelo período de seis meses (180 dias).

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o projeto será viabilizado por uma parceira entre a Urbs – gestora do transporte na capital e órgão regulamentador dos táxis – com o Grupo Renault e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

As baterias dos táxis elétricos terão uma autonomia entre 150 km e 400 km. Os custos da recarga da bateria e a viabilidade técnica e logística serão arcados pela Urbs. Na comparação com automóveis a combustão, a economia por quilômetro rodado chega a 75%.

Além do fator econômico, com custos mais baixos de abastecimento e manutenção, os veículos elétricos são equipados com motores que não poluem o meio ambiente, ao contrário dos automóveis a combustão.

Em 2015, durante a gestão de Gustavo Fruet (PDT), Curitiba já havia feito testes com dois táxis elétricos. Na ocasião, os veículos utilizados foram da montadora chinesa BYD.

Compartilhe