Geral
“Sheik dos Bitcoins” ganha liberdade provisória

“Sheik dos Bitcoins” ganha liberdade provisória

Francisley Valdevino da Silva está preso na Casa de Custódia em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, desde novembro de 2022.

Redação - sexta-feira, 30 de junho de 2023 - 19:30

Após sete meses, a Justiça Federal concedeu liberdade provisória a Francisley Valdevino da Silva, conhecido como ‘Sheik dos Bitcoins’. Ele está preso na Casa de Custódia em São José dos Pinhais, na grande Curitiba, desde novembro de 2022. A informação foi divulgada pelo portal g1.

Apontado pela Polícia Federal como líder de um esquema de fraudes envolvendo pirâmide financeira por meio de criptomoedas, Francisley teria movimentado cerca de R$ 4 bilhões. Ele responde por organização criminosa, estelionato, ganhos ilícitos mediante especulações ou processos fraudulentos, lavagem de dinheiro e por emissão de título ou valores mobiliários sem registro prévio junto à autoridade competente.

DETERMINAÇÕES

Segundo o alvará de soltura citado na reportagem, Francisley está proibido de sair do país, deve entregar o passaporte à Justiça Federal, não pode se ausentar da cidade, nem deixar o próprio endereço por mais de oito dias sem comunicar à Justiça. O mesmo vale caso mude de endereço: a alteração deverá ser informada às autoridades.

O documento também proíbe Francisley de realizar qualquer atividade profissional relacionada à área financeira de especulação e aluguel de criptoativos e de manter contato com outros investigados, testemunhas e vítimas do caso.

Francisley tinha sido preso após descumprir medidas cautelares impostas pela Justiça Federal. No ano passado,  após uma mega operação contra uma quadrilha suspeita da prática no Brasil e no exterior de fraudes com criptoativos, ele ficou proibido de administrar as empresas, mas não cumpriu a ordem.

A reportagem do Paraná Portal não conseguiu contatar a defesa de Francisley Valdevino da Silva.

Compartilhe