Geral
Semana começa abafada e tem volta da chuva ao Paraná; previsão

Semana começa abafada e tem volta da chuva ao Paraná; previsão

O tempo abafado e o predomínio de altas temperaturas vai dar lugar a chuva e queda brusca nos termômetros, com o avanço de uma frente fria.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 7 de agosto de 2023 - 07:35

A semana começa com o tempo abafado e o predomínio de altas temperaturas em todas as regiões do Paraná. A partir desta segunda-feira (7), uma frente fria traz chuva e resfriamento ao Estado, de acordo com o Simepar.

Às 7, os termômetros em Curitiba já marcavam 15º C. A máxima na Capital alcança hoje os 27º C à tarde.

Conforme o Simepar, uma frente fria que já atua no Rio Grande do Sul avança sobre o Paraná ao longo do dia. Há expectativa de aumento da umidade e chuva no Oeste paranaense já pela manhã, e na sequência do dia nos demais setores.

“A expectativa é de mudanças no tempo nessa segunda-feira no Estado em função do gradual avanço de um sistema frontal pelo Sul. Essa frente fria já atua desde cedo no Rio Grande do Sul e ao longo do dia avança sobre o Paraná. A tendência é que tenhamos chuva na região Oeste já pela manhã, e no período da tarde nos demais setores”, avalia Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Nas cidades do Norte e Noroeste, a chance de chuva hoje hoje é menor, mas há possibilidade de pancadas isoladas. As temperaturas seguem mais elevadas, com valores que podem superar a casa dos 30ºC.

Foto: Reprodução/Simepar

Queda brusca nas temperaturas e risco de tempestades no Estado

O tempo segue instável ao longo da semana, com queda brusca nas temperaturas no Estado. Em Curitiba, a previsão indica temperatura mínima de 12º C nesta terça-feira (8), e máxima de apenas 15º C. 

As temperaturas também vão apresentar pouca variação no Litoral e na porção Sul. A partir da noite desta segunda-feira (7), a faixa litorânea entra em alerta para o risco de ressaca no mar. O alerta foi emitido pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e vale até terça-feira (8). Nesse período, as ondas podem alcançar os 2,5 metros, especialmente em Paranaguá.

Além da chuva e o frio, o risco de tempestades aumenta significativamente no Estado entre terça-feira e quarta-feira.

“O risco de alguma tempestade na terça-feira e especialmente na quarta-feira é mais elevado, principalmente por esse sistema frontal e a formação de um sistema de baixa pressão. Isso contribuiu para manter o tempo instável nos próximos dias”, completa o meteorologista do Simepar.

Compartilhe