Geral
Saúde amplia vacinação bivalente contra a Covid em Maringá

Saúde amplia vacinação bivalente contra a Covid em Maringá

Com isso, em Maringá, todos os grupos prioritários poderão ser vacinados, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Guilherme Grandi - segunda-feira, 27 de março de 2023 - 08:24

A Secretaria de Saúde de Maringá, vai ampliar a partir desta segunda-feira, 27, a vacinação bivalente contra a Covid-19. Com isso, todos os grupos prioritários poderão ser vacinados, conforme recomendação do Ministério da Saúde (confira os públicos abaixo). O imunizante será aplicado em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

“É fundamental que as pessoas dos grupos prioritários procurem as UBSs e recebam a vacinação. Dessa forma, com a cobertura vacinal, garantimos mais proteção e segurança para toda a comunidade”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo. Ele lembra que, para receber a vacina bivalente é necessário ter, pelo menos, duas doses anteriores de qualquer imunizante e quatro meses de intervalo após a última dose. Para pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, a vacinação continua, de acordo cronograma, para outras faixas etárias. 

Confira os públicos prioritários da vacinação bivalente contra Covid-19:

– Pessoas com 60 anos ou mais;

– Gestantes com 12 anos ou mais em qualquer período gestacional e puérperas com 12 anos ou mais até 45 dias após o parto;

– Pessoas que residem ou trabalhem em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos);

– Indígenas com 12 anos ou mais;

– Pessoas com 12 anos ou mais imunocomprometidas (apresentar comprovação);

– Trabalhadores da saúde com 16 anos ou mais (apresentar comprovação);

– Pessoas com 12 anos ou mais com deficiência permanente – física, mental, intelectual ou sensorial (apresentar comprovação);

– Adolescentes de 12 a 17 anos que cumprem medidas socioeducativas, população privada de liberdade com 18 anos ou mais e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para se vacinar é necessário apresentar documento original com foto, CPF e carteirinha de vacinação. Trabalhadores de saúde, pessoas imunocomprometidas e população com deficiência permanente também precisam apresentar comprovação no momento da vacinação. Pessoas com deficiência permanente precisam, obrigatoriamente, realizar o preenchimento do formulário de declaração para comprovar a deficiência. Para baixar o formulário clique aqui.

Confira os locais de vacinação com aplicação da bivalente na segunda, 27:

– 8h30 às 16h: UBSs Vila Esperança e Vila Operária

– 9h às 16h: UBSs Céu Azul, Grevíleas, Guaiapó-Requião, Industrial, Maringá Velho, Olímpico e Vila Vardelina

– 9h às 17h: UBSs Império do Sol e Zona 7

– 9h às 18h: UBSs Alvorada III, Cidade Alta, Pinheiros, Tuiuti e Policlínica Zona Sul

Compartilhe