Geral
Sanepar mantém rodízio de água na RMC, mesmo com economia de 46 bilhões de litros

Sanepar mantém rodízio de água na RMC, mesmo com economia de 46 bilhões de litros

A Sanepar anunciou nesta sexta-feira (19), que irá manter por tempo indeterminado o rodízio de água em Curitiba e Região..

Redação - sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 - 20:41

A Sanepar anunciou nesta sexta-feira (19), que irá manter por tempo indeterminado o rodízio de água em Curitiba e Região Metropolitana, mesmo após a economia de 46,6 bilhões de litros de água desde o início do racionamento, em março de 2020.

A avaliação da Sanepar é que devido aos impactos de estiagem provocados pela La Niña nos próximos meses, não há condições de paralisar o rodízio de água neste momento.

Somente nos primeiros 15 dias de fevereiro, a média de chuvas na Região Metropolitana de Curitiba ficou em 27,4 milímetros, contra 145,8 milímetros da média histórica.

“Infelizmente, os prognósticos apontam para a necessidade de manutenção do rodízio, até para assegurar níveis mínimos de reservação para os próximos meses. Somente se chegarmos a 60% a Sanepar irá analisar se há condições de alterar o modelo do rodízio, que hoje é de 36 horas com água e 36 horas sem água”, explicou o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia, Julio Gonchorosky.

Atualmente os quatro reservatórios da Região Metropolitana de Curitiba estão na faixa de 48,64%, se mantendo neste nível desde o início do mês de fevereiro.

LEIA MAIS: Secretaria da Saúde anuncia mais 62 leitos para Covid-19 no Paraná

Compartilhe