Geral
Paranaenses estão entre os mais gentis no trânsito; veja os mais rudes
(Foto: Renato Prospero/SMCS)

Paranaenses estão entre os mais gentis no trânsito; veja os mais rudes

O estado ocupa a quarta posição em estudo que avalia o comportamento de motoristas e pedestres do país

paranaportal - sábado, 25 de maio de 2024 - 14:04

*Com assessoria

A Região Sul é considerada a mais gentil no trânsito, de acordo com estudo da Preply — em celebração ao Maio Amarelo. Santa Catarina, Rio Grande do Sul lideram a lista e o Paraná está em quarto lugar. A pesquisa investigou o comportamento e a comunicação de condutores e pedestres de todo o Brasil.

Além de reconhecerem a gentileza dos estados em questão, durante o levantamento, 4 em cada 10 entrevistados ainda revelaram à plataforma de idiomas: não só presenciaram, como já foram vítimas de agressão verbal no trânsito, geralmente por meio de palavrões e xingamentos (72%), gestos obscenos (47%) ou, por sua vez, comentários depreciativos sobre suas habilidades de direção (46%). 

Isso porque, para entender o comportamento nas ruas e estradas de cada região, recentemente, pessoas de todos os estados foram indicadas a compartilharem suas experiências envolvendo a violência no trânsito, entre os insultos mais ouvidos, a frequência com que ouvem comentários agressivos e as atitudes que tendem a estimular discussões e brigas. Na opinião dos respondentes, seriam três os estados com os condutores e pedestres mais rudes: São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. 

Ranking dos mais gentis e os mais mal-educados no trânsito brasileiro

De acordo com brasileiros entrevistados pela Preply, estes são os resultados.

Os estados com a população mais gentil no trânsito

Santa Catarina (13,4%)

Rio Grande do Sul (12,6%)

Minas Gerais (10,8%)

Paraná (10,7%)

Distrito Federal (9%)

Os estados com a população mais mal-educada no trânsito

São Paulo (36,2%)

Rio de Janeiro (20%)

Bahia (6,6%)

Ceará (3,2%)

Pernambuco (3,1%)

Metodologia 

Para investigar detalhes sobre a comunicação dos brasileiros no trânsito, durante o mês de maio, foram entrevistados 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país.

Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 10 questões, que exploraram experiências envolvendo agressão verbal e física, o uso de palavrões nas ruas e estradas e as atitudes que costumam estimular conflitos entre condutores e pedestres.

A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, onde é possível conferir o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados. 

Compartilhe