Geral
Programa Viver SUS Paraná está com inscrições abertas

Programa Viver SUS Paraná está com inscrições abertas

Evento gratuito voltado à estudantes universitários conta com intensa programação na cidade da Lapa; veja como participar.

Redação - sábado, 19 de agosto de 2023 - 15:00

O programa Viver SUS Paraná está com inscrições abertas para estudantes universitários. O evento vai promover, em setembro, uma série de atividades práticas sobre saúde popular e coletiva, na Escola Latino-Americana de Agroecologia, na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os interessados podem se inscrever no programa até o dia 30 de agosto, pela internet. A programação do Viver SUS Paraná ocorre entre os dias 20 a 28 de setembro.

Toda a programação é gratuita e os participantes terão certificação da Escola de Saúde Pública do Paraná e da Fiocruz. Estudantes universitários de Curitiba, Londrina e Guarapuava são esperados para participarem de um ciclo de vivências na rede pública estadual de saúde.

Além de participar de Grupos de Vivências, com os quais serão realizadas visitas técnicas em diversos equipamentos da rede pública de saúde, os estudantes selecionados terão acesso a debates e formações sobre a realidade da rede de atendimento e sobre a importância de lutar por um serviço de saúde popular, integral e universal, de modo que seja construído também por movimentos populares.

Foto: Divulgação

Dentre as atividades programadas para o evento, estão debates sobre a reforma psiquiátrica, importância do SUS, luta antimanicomial, movimentos sociais e saúde popular, mutirões em hortas medicinais e visitas técnicas no Hospital de Clínicas, Centros de Orientação e Aconselhamento, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial. 

A programação ainda conta com oficinas criativas e momentos de socialização entre os estudantes, sintetizando a ideia de que acesso à cultura é saúde também.

“Serão dias intensos, em que os estudantes poderão vivenciar a realidade do atendimento em saúde e entender a importância da rede SUS por meio de formações não só teóricas, mas sobretudo políticas e históricas”, explica Ana Keil, uma das organizadoras do evento e militante do Levante Popular. 

Para a vereadora de Curitiba e única médica da Câmara Municipal, Maria Leticia (PV), essa é uma oportunidade única. “Passei quase 30 anos atendendo no sistema público de saúde e sei o impacto que o SUS tem na vida das pessoas. Como médica, posso dizer que essa é uma experiência  fundamental para todo acadêmico”, comenta Maria Leticia. 

Os estudantes selecionados no Programa Viver SUS Paraná terão alimentação e alojamento gratuitos na Escola Latino Americana de Agroecologia. Clique aqui para obter mais informações sobre o projeto.

Compartilhe