Procon-PR dá dicas para que você não caia no golpe do IPVA

A partir deste ano, os boletos para o pagamento do IPVA 2020 não serão enviados para os contribuintes. Quem quiser a gui..

A partir deste ano, os boletos para o pagamento do IPVA 2020 não serão enviados para os contribuintes. Quem quiser a guia de pagamento terá que emitir pela internet.

O anúncio foi feito pela Receita Estadual do Paraná, em dezembro de 2019. O contribuinte também poderá pagar diretamente nos bancos credenciados com o número do Renavam.

Portanto, é muito importante que o consumidor fique alerta para não cair em golpes de guias falsas.

A diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, dá as dicas para o consumidor.

CONFIRA

https://www.facebook.com/claudiasilvano.proconpr/videos/2984824001550972/

CALENDÁRIO

O calendário para pagamento do IPVA terá início em janeiro, quando ocorrerá o vencimento da primeira parcela e da parcela única; as demais parcelas vencem nos meses de fevereiro e março. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão 3% de desconto sobre o valor do imposto.

O imposto a ser lançado será de aproximadamente R$ 3,3 bilhões, dos quais 50% do valor recolhido fica com o município de licenciamento do veículo. Os recursos do imposto são aplicados em áreas prioritárias do governo, como educação, saúde e segurança.

O IPVA é calculado com base no valor do veículo, e sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.