Geral
Processo sobre o deslizamento de terra na BR-376 é arquivado pela Justiça

Processo sobre o deslizamento de terra na BR-376 é arquivado pela Justiça

O deslizamento aconteceu em 28 de novembro de 2022, em Guaratuba; duas pessoas morreram, ao todo 14 motoristas foram atingidos

Mirian Villa - segunda-feira, 2 de outubro de 2023 - 16:08

O processo que investiga o deslizamento de terra na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, foi arquivado pela Justiça do Paraná. 

O documento foi assinado pela juíza Mariza de Freitas, da Vara Criminal de Guaratuba, no dia 21 de setembro, que  acolhe a um pedido do Ministério Público do Paraná e afirma que as provas levadas a juízo pelas partes “não justifica a deflagração de um processo criminal”, razão pela qual ela justifica a  determinação do arquivamento do inquérito policial. 

Para a magistrada, a causa da morte foi a massa de terra e vegetações, que deslizou e levou veículos que estavam na pista. Além das mortes, 14 pessoas foram atingidas pelo deslizamento. Na época, a sociedade questionou as autoridades sobre a responsabilidade do acidente, já que quatro horas antes o trecho chegou a ser interditado por causa de um deslizamento menor.
 

Conclusão inquérito 

A conclusão é de que o acidente foi um fenômeno natural, ou seja, não houve ação humana. A causa da morte foi a massa de terra e vegetação, que deslizou e levou veículos que estavam na pista. 

Com base no art. 18 do Código de Processo Penal a juíza faz  uma ressalva, caso a polícia obtenha outras provas sobre o caso. 

No final de agosto o inquérito policial foi concluído e não determinou uma autoria. Na época, a rodovia, que é a principal ligação entre Curitiba e o litoral de Santa Catarina, ficou 10 dias interditada para trabalhos de busca e limpeza. 

No documento de 22 páginas contam os procedimentos adotados e os depoimentos. Foram ouvidos 22 policiais rodoviários federais seis funcionários da concessionária responsável pela estrada e 12 parentes de vítimas e motoristas que passavam pelo local 

A recuperação no trecho sentido Curitiba foi necessária e foi finalizada na semana passada, dez meses depois da tragédia. A concessionária afirma que se empenha na melhoria definitiva da obra no sentido 
 

Relembre 

O deslizamento aconteceu em 28 de novembro de 2022, no km 669, da BR-376. Após um acumulado significativo  de chuvas na região, um grande volume de terra, vegetação e detritos caíram sobre a pista. Duas pessoas morreram, ao todo 14 motoristas foram atingidos. 
 

Compartilhe