Geral
Prefeitura trava regulamentação de mototaxis em Curitiba

Prefeitura trava regulamentação de mototaxis em Curitiba

A avaliação é que o serviço de transporte de passageiros sobre duas rodas pode provocar o aumento de acidentes de trânsito na cidade.

Redação - sábado, 8 de julho de 2023 - 13:00

A Prefeitura de Curitiba vai aguardar um parecer da Câmara Municipal para definir a regulamentação do serviço de mototaxis na Capital. A princípio, o Executivo havia indicado que iria autorizar o serviço temporariamente, mas a avaliação é que o serviço de transporte de passageiros sobre duas rodas pode provocar o aumento de acidentes de trânsito na cidade.

O presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba), que regulamenta o transporte em Curitiba, é contra o serviço. “Nós acreditamos que esse serviço vai trazer muitos acidentes. Já temos um índice alto de acidentes de motos, com gravidade e fatais envolvendo motociclistas. E acreditamos que isso pode aumentar dentro da cidade com o serviço de mototaxi. A principio somos contrários a esse serviço”, disse Ogeny Pedro Maia Neto, em entrevista à BandNews Curitiba.

Para o vereador Zezinho do Sabará (União), a população curitibana deveria ter a opção de usar o serviço.

“A lei atual proíbe a operação de mototaxi em Curitiba, e tira o direito de quem mora na cidade a ter sua escolha de transporte. Esse meio de transporte existe em outras grandes cidades e é bem aceito pela população. O risco existe em qualquer outro meio de transporte”, opina o parlamentar.

O Projeto de lei que permite o serviço de mototaxi em Curitiba passou pela Comissão de Constituição e Justiça em maio e desde então não foi apreciada em outras comissões, o que é necessário antes de ir a plenário.

No final de junho, a Frente Parlamentar de Defesa dos Motoristas e Pilotos de Aplicativo de Carona e Entrega da Câmara fez um requerimento à prefeitura para que tomasse providências quanto à fiscalização de mototaxis. Na visão dos vereadores que compõem o grupo, além de irregular, o serviço é perigoso.

Com informações da BandNews Curitiba.

Compartilhe