Geral
Prefeitura de Curitiba monitora eleições com câmeras

Prefeitura de Curitiba monitora eleições com câmeras

A Capital conta com mais de 400 locais de votação, incluindo escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs).

Rafael Nascimento - domingo, 2 de outubro de 2022 - 07:30

A Prefeitura de Curitiba fará o monitoramento dos locais de votação e dos principais pontos da cidade por câmeras nas eleições deste domingo (2). Servidores da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito (Setran) vão atuar na logística e segurança das urnas até o pleito e também nas intervenções de trânsito. A votação se inicia às 8h e vai até as 17h.

Ontem (1º), dia que antecedeu a votação, equipes Guarda Municipal participaram da segurança de urnas em locais de votação.

Nesse domingo da eleição, haverá patrulhamento da Guarda Municipal, participação dos agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) e monitoramento das câmeras da Muralha Digital nos 171 pontos de votação que a Prefeitura cede para o pleito

A Capital conta com mais de 400 locais de votação, incluindo escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs).

De acordo com a prefeitura, 410 guardas municipais foram mobilizados para atuarem durante o pleito, além de equipes da Setran, Setor de Inteligência, Defesa Civil e da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi). No trânsito, as intervenções e bloqueios tiveram início na noite de sexta-feira (30) – incluindo o entorno do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no bairro Parolin.

“O prefeito Rafael Greca nos orientou para que aplicássemos toda nossa diligência, planejamento e operacionalidade para que o cidadão curitibano possa exercer o seu direito ao voto com segurança e celeridade”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Integração de segurança no estado

Além da atuação junto à Muralha Digital, a Prefeitura contará com representantes também no Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), de onde serão coordenadas todas as operações de segurança das eleições no Estado.

O esquema de segurança das eleições no Paraná conta com mais de 7.000 policiais militares, com atuação em todas as seções e zonas eleitorais dos 399 municípios paranaenses.

“Estamos que tenhamos eleições como tradicionalmente temos no Paraná, muito calmas, ordeiras e com poucas situações com necessidade de intervenção da Polícia Militar. No histórico, a maior quantidade de encaminhamentos são por boca de urna ou o transporte e fornecimento de alimentação aos eleitores. Em Curitiba, os casos de menor potencial ofensivo serão encaminhados ao Fórum Eleitoral, no bairro Parolin. Já os crimes de maior potencial ofensivo, com flagrante de delito, irão para a sede da Polícia Federal. No Interior, onde não houver delegacia da Polícia Federal, os termos circunstanciados e flagrantes serão lavrados pela Polícia Civil. Mas a Polícia Militar espera que as eleições sejam muito ordeiras”, aponta o Coronel Alex Erno Breunig, coordenador geral da Operação Eleições.

Compartilhe