Rodovias
Motoristas enfrentam filas em São Luiz do Purunã
Foto: Valdecir Lizarte

Motoristas enfrentam filas em São Luiz do Purunã

As cancelas precisaram ser abertas para aliviar as filas quilométricas no pedágio.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 29 de março de 2024 - 12:55

A praça de pedágio de São Luiz do Purunã na BR-277, em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, registra filas nesta sexta-feira (29). Devido ao grande movimento, as cancelas foram abertas quatro vezes para aliviar o alto fluxo de veículos.

Com a retomada do novo pedágio do Paraná, no fim do mês passado, o trecho passou a ser de responsabilidade da concessionária Via Araucária, que arrematou o Lote 1. Hoje, o movimento é intenso especialmente no sentido ao Interior do Estado.

Ao Paraná Portal, a empresa explicou que as filas, que ultrapassam os dez quilômetros na manhã de hoje, ocorrem devido ao altíssimo fluxo de veículos em decorrência do feriado de Páscoa, e que não há problemas operacionais nas cabines de cobrança do pedágio.

“A Via Araucária informa que os congestionamentos na praça de pedágio de São Luiz do Purunã estão ocorrendo devido ao altíssimo fluxo de veículos em decorrência do feriado de Páscoa. A concessionária esclarece que todas as cabines de pedágio e pistas automáticas estão em funcionamento. Além disso, ressalta que 10 colaboradores estão empenhados na operação ‘papa-fila’, realizando a cobrança antecipada para agilizar a passagem pelo pedágio”, informa a concessionária.

Cancelas abertas em São Luiz do Purunã

Como forma de agilizar a passagem pela praça de pedágio de São Luiz do Purunã, a Via Araucária abriu as cancelas por quatro vezes nesta sexta-feira: entre 7h32 e 7h47, 9h04 e 9h14 e 10h19 e 10h27, em ambos os sentidos, e no sentido à Curitiba entre 11h34 e 11h41. Durante esses períodos, os motoristas passaram pelas cabines sem pagar a tarifa.

“As cancelas foram abertas temporariamente, apenas para dar vazão ao tráfego e a cobrança já foi retomada”, completa a Via Araucária.

Ainda de acordo com a concessionária, a expectativa é que o fluxo se mantenha alto até as 14h hoje.

Vale lembrar que o primeiro dia da retomada da cobrança do pedágio nas rodovias do Paraná, sábado passado (23), também foi marcado por filas e buzinaço em São Luiz do Purunã. Na oportunidade, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou 11 quilômetros de filas.

O Lote 1 do novo pedágio do Paraná tem extensão de 473 quilômetros e cinco praças de cobrança, nos municípios da Lapa, Balsa Nova, Irati, Porto Amazonas e Imbituva.

A Via Araucária controla trechos da BR-277, BR-373, BR-376, BR-476 e também da PR-418, PR-423 e PR-427. Não há registro de filas nas demais praças de pedágio.

A concessionária opera com 420 colaboradores e 37 viaturas, entre os quais quatro guinchos pesados, seis guinchos leves, dois caminhões para resgate de animais, dois caminhões-pipa para apoio do Corpo de Bombeiros, dez ambulâncias (sendo 3 com UTI) e 13 veículos para inspeção de tráfego. O telefone para emergências é o 0800 277 0 376.

Compartilhe