Geral
Porto de Paranaguá recebe blindados para o Exército Brasileiro

Porto de Paranaguá recebe blindados para o Exército Brasileiro

Estrutura portuária paranaense tem sido a porta de entrada para os veículos militares vindos dos Estados Unidos.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 11 de outubro de 2023 - 11:08

O Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado, recebeu nesta semana um comboio de veículos blindados dos Estados Unidos. As viaturas blindadas fazem parte de um lote adquirido pelo Exército Brasileiro.

Segundo a Portos do Paraná, mais de 30 veículos táticos foram recebidos na estrutura portuária paranaense nesta terça-feira (10). Este é o terceiro e último lote de um total de 94 veículos vindos do país norte-americano.

No Brasil, as unidades serão modernizadas e adaptadas para os mais diversos usos como ambulância, central de tiro e comunicações.

Toda a operação está sendo realizada em parceria entre a Portos do Paraná, Terminal de Contêineres de Paranaguá e a 5ª Região Militar. Carretas especiais fizeram o deslocamento da carga direto do cais até o Parque Regional de Manutenção em Curitiba. Na capital paranaense, os equipamentos serão modificados dentro dos padrões das Forças Armadas Brasileiras.

“Já temos uma relação estreita com a Marinha do Brasil e também com o Exército servindo como porta de entrada para a chegada dos mais diversos equipamentos e mostramos também que temos estrutura para movimentar os mais diversos tipos de carga apesar de sermos referência em termos de granéis líquidos e sólidos”, destaca Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Este é o terceiro lote dos modelos de blindados recebidos no Porto de Paranaguá nos últimos anos. Anteriormente, chegaram também 30 modelos em 2016 e outros 30 em 2020. Os veículos foram embarcados no Porto de Gavelston, no Texas, EUA. 

As unidades blindadas possuem motor de 212HP e tem como característica a versatilidade, podendo ser usados como ambulância, central de tiro e comunicações, por exemplo.

Compartilhe