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Ponte de Guaratuba avança e se aproxima a 7% de execução
Foto: Gabriel Rosa/AEN

Ponte de Guaratuba avança e se aproxima a 7% de execução

A estimativa é que ate 600 pessoas trabalhem na obra.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 23 de maio de 2024 - 15:06

Orçada em R$ 386,9 milhões, a construção da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, aproxima-se dos 7% de execução. O dado foi divulgado pelo governo do Paraná nesta quinta-feira (23).

De acordo com o cronograma estipulado no contrato assinado pelo Governo do Estado com o Consórcio Nova Ponte, contratado via licitação, o prazo é de 24 meses para a conclusão do serviço. A obra deve ficar pronta em 2026, segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O número de funcionários trabalhando na construção da Ponte de Guaratuba mais do que dobrou, passando de 100 para 205, desde o dia 30 de abril, quando o governador Ratinho Junior fez assinatura da ordem de serviço.

No ápice da obra, a estimativa do Consórcio é de que até 600 profissionais atuem de forma simultânea.

QUAL ETAPA DA CONSTRUÇÃO DA PONTE DE GUARATUBA ESTÁ

Neste momento, os esforços estão concentrados na fase de fundação, com a confecção das estacas e vigas de concreto pré-moldado que servirão de sustentação para o restante da estrutura, que terá 1.244 metros de extensão.

“A partir da avaliação técnica prévia, o cronograma estipulado em contrato prevê que a etapa de fundação seja concluída em aproximadamente oito meses”, esclareceu o engenheiro civil Márcio Ramos de Araújo, que compõe a equipe de engenharia do Consórcio Nova Ponte.

No total, 64 estacas que pesam em média 470 toneladas serão fixadas ao longo do percurso, a maior parte dentro da água.

O material para a produção das grandes peças de infraestrutura é produzido em uma usina de concreto montada na cabeceira da futura ponte do lado de Guaratuba, ao lado do desembarque do ferry boat, de onde é possível ver os enormes guindastes operando diariamente.

No canteiro de obras também há trabalhadores dedicados à montagem de peças metálicas que servem de molde para a concretagem das estacas e à fabricação das vigas pré-montadas que compõem a base da nova ponte.

Cada peça demanda cerca de 40 a 50 metros cúbicos de concreto, pesando entre 75 e 85 toneladas após prontas. O transporte delas ao longo da baía será feito por treliças lançadeiras, que são grandes equipamentos metálicos muito comuns na construção civil para a movimentação de grandes estruturas.

PONTE DE GUARATUBA

A obra tem investimento de R$ 386,9 milhões do governo do Paraná por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL).

A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com um vão principal de 160 metros, e canal de navegação de 17 metros de altura por 90 metros de largura.

Serão duas pistas em cada sentido, além de duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto para prevenção de acidentes, calçadas com ciclovia e guarda-corpos nas extremidades.

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