Últimas Notícias
Ponte de Guaratuba deve beneficiar retomada da fauna no litoral do Paraná
(Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN)

Ponte de Guaratuba deve beneficiar retomada da fauna no litoral do Paraná

A ponte deve favorecer a retomada de golfinhos, botos e baleias na região.

Vinicius Cordeiro - terça-feira, 23 de abril de 2024 - 13:21

A Ponte de Guaratuba, que deve ligar a cidade com Matinhos, deve ajudar na recuperação da fauna marinha no litoral do Paraná.

Com a ponte concluída, o ferry boat não deverá ser mais utilizado. Ou seja, a principal fonte de ruído antropogênico (criado por atividade humana) subaquático vai ser extinto na baía.

Segundo os pesquisadores, o ecossistema prejudicado pelas balsas deve ter um impacto positivo na retomada do cetáceos, grupo de animais formado por golfinhos, botos e baleias, na região.

BOTOS FORAM VISTOS DURANTE OBRAS

Durante o monitoramento de fauna na baía de Guaratuba, realizado nas campanhas pré-obras, foi avistado um único par de botos-cinza, a sete quilômetros da região da ponte.

Apesar disso, os números mostram que, em décadas anteriores, foram verificadas as presenças de até 32 botos-cinza na baía. A redução dos animais pode ser atribuída à intensificação do movimento da travessia de ferry boat nos anos seguintes, bem como maior fluxo de outras embarcações.

As espécies mais comuns que devem ser vistas no litoral do Paraná são o boto-cinza (Sotalia guianensis), a toninha (Pontoporia blainvillei) e o boto-caldeirão (Tursiops truncatus).

Durante uma das campanhas de levantamento de fauna foi registrado ruído subaquático equivalente a 241 decibéis. Conforme o relatório, o ruído criado por atividade humana afeta o comportamento, saúde, distribuição de grupos, o que afasta golfinhos e botos.

“A Ponte de Guaratuba vai proporcionar uma solução para o deslocamento ágil e seguro da população, e também garantir melhorias ambientais para a baía de Guaratuba, com a retirada do ferry boat. Vai ter a redução do uso de embarcações pelos moradores e isso vai beneficiar o meio ambiente”, diz a diretora técnica do DER/PR, Janice Kazmierczak Soares.

“A estrutura da ponte em si será um grande atrativo para o turismo na região, e a nossa expectativa é que em poucos anos os botos e os golfinhos retornem para a baía, podendo ser avistados da estrutura da ponte”, completa.

PONTE DE GUARATUBA

O projeto da Ponte de Guaratuba existe há mais de 30 anos, mas a construção foi iniciada no último dia 27 de outubro, com a instalação do canteiro de obras.

O investimento do governo do Paraná é de R$ 386,9 milhões na estrutura, que será uma alternativa ao ferry boat utilizado para a travessia da baía de Guaratuba. 

A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com um vão principal de 160 metros, e canal de navegação de 17 metros de altura por 90 metros de largura.

Compartilhe