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Ponte de ferro entre Lapa e Campo do Tenente será reformada

Ponte de ferro entre Lapa e Campo do Tenente será reformada

A ponte já apresentou deterioração e teve que ser interditada temporariamente para pequenos reparos nos últimos anos.

Redação - sábado, 26 de novembro de 2022 - 14:00

A ponte de ferro que liga as cidades da Lapa e Campo do Tenente, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Sul do Estado, será reformada. A estrutura metálica fica sobre o Rio da Várzea, na PR-427, e apresentou deterioração nos últimos anos. 

O prazo para conclusão da reforma é de 120 dias corridos, que serão contados a partir de 28 de novembro, de acordo com o  Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR). A obra terá um custo de R$ 3.911.083,31 e será empresa Salver Construtora e Incorporadora LTDA.

A recuperação estrutural da ponte de ferro exigirá que o tráfego seja totalmente interditado, tanto para veículos quanto para pedestres. A interdição completa da ponte começa somente a partir do dia 6 de janeiro de 2023. O DER/PR informou que irá instalar placas de advertência e sinalização, além de barreiras e cavaletes para impedir o acesso à ponte.

Ligação histórica

Histórica e centenária, a ponte sobre o Rio da Várzea era utilizada como linha férrea até o início dos anos 1960. Após a alteração do traçado da estrada de ferro, ela teve seus trilhos retirados e foi adaptada para ser incorporada à rodovia PR-427, que faz ligação entre Lapa e Campo do Tenente. Mais de 56 mil moradores da região serão beneficiados com a obra.

Nos últimos anos, a ponte já apresentou deterioração e teve que ser interditada temporariamente para pequenos reparos. Por isso, a interdição completa da obra de arte especial se faz necessária.

“Estamos divulgando com antecedência sobre a interdição total da ponte de ferro porque é uma obra que tem essa necessidade, devido a pista ser com um único sentido de circulação. Mas a reforma vai trazer mais segurança para os usuários, sem a necessidade da demolição ou construção de uma nova ponte ou rodovia”, explica o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes.

Além de manter a estrutura estética da histórica obra de arte especial, será feita a substituição do atual tabuleiro de concreto por um novo de gradil metálico, mais leve e exercendo menor pressão sobre a estrutura. Também estão previstos serviços gerais de reparos em toda estrutura de concreto, peças metálicas, tabuleiro, limpeza, tratamento e pintura.

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