Geral
Poliomielite: cobertura vacinal do Paraná é a mais baixa em 30 anos

Poliomielite: cobertura vacinal do Paraná é a mais baixa em 30 anos

O Paraná está longe de alcançar a meta do governo federal. O Ministério da Saúde orienta imunizar pelo menos 95% das crianças

Redação - segunda-feira, 24 de outubro de 2022 - 18:55

Apenas 74% das crianças do Paraná com menos de cinco anos de idade estão com a vacinação contra a poliomielite em dia. O vírus é causador da paralisia infantil.

No Dia Internacional de Combate a Poliomielite, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) fez um novo alerta sobre os riscos da doença.

A cobertura vacinal registrada atualmente no Paraná é a pior em 30 anos.

Na última campanha nacional, a estimativa era vacinar mais de 620 mil crianças em todo Paraná, mas o número de doses aplicadas foi de apenas 459 mil.

O Paraná está longe de alcançar a meta do governo federal. O Ministério da Saúde orienta imunizar pelo menos 95% das crianças com menos de cinco anos de idade.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda que pode causar paralisia em crianças que não foram imunizadas.

Os números da vacinação são preocupantes porque, sem a vacinação, a poliomielite pode voltar a circular no Brasil. O país recebeu o certificado de erradicação da pólio em 1994.

O último registro de poliomielite no Brasil é de 1989. A única forma de evitar que a doença retorne é aumentar a cobertura vacinal contra a doença.

As doses contra a poliomielite são oferecidas gratuitamente na rede pública de saúde.

Compartilhe