Geral
Pfizer pede a Anvisa uso emergencial do remédio Tofacitinibe para pacientes com Covid-19

Pfizer pede a Anvisa uso emergencial do remédio Tofacitinibe para pacientes com Covid-19

A Pfizer Brasil solicitou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quarta-feira (28), o uso emergencial..

Jorge de Sousa - quarta-feira, 28 de julho de 2021 - 20:30

A Pfizer Brasil solicitou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta quarta-feira (28), o uso emergencial do remédio Tofacitinibe para pacientes adultos hospitalizados com Covid-19.

A solicitação da Pfizer se baseia na parceria da empresa farmacêutica com o Hospital Israelita Albert Einstein em 15 centros brasileiros, com 289 pacientes adultos com Covid-19, hospitalizados com pneumonia e sem necessidade de ventilação mecânica.

Essa pesquisa apontou que os pacientes apresentaram risco menor de morte ou insuficiência respiratória até o dia 28º dia de infecção do que aquelas pessoas que tomaram apenas um placebo, sendo que 14,1% dos pacientes (20 pessoas) apresentaram efeitos colaterais graves.

Atualmente o Tofacitinibe é utilizado no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide, artrite psoriática e colite ulcerativa.

“Isso tem o potencial de ser um avanço na luta contra a pandemia e, se aprovado, ser 2 uma nova opção terapêutica potencial para certos pacientes hospitalizados que foram infectados pelo novo coronavírus. Usado pelos médicos no momento certo, ele tem o potencial para prevenir a falência respiratória em pacientes”, explicou Márjori Dulcine, Diretora Médica da Pfizer Brasil.

LEIA MAIS: Curitiba libera festas para até 300 pessoas e põe fim ao toque de recolher

Compartilhe