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Pesquisa mapeia usuários e qualidade do transporte de ônibus metropolitano
Divulgação/Amep

Pesquisa mapeia usuários e qualidade do transporte de ônibus metropolitano

A operação integrada atende 19 municípios com mais de 200 linhas simultaneamente, que transportam mais de 350 mil pessoas todos os dias.

Rafael Nascimento - terça-feira, 3 de outubro de 2023 - 11:11

Uma pesquisa pretende mapear o perfil dos passageiros do transporte público de ônibus metropolitano de Curitiba e a qualidade do serviço aos usuários. O levantamento começou a ser feito no fim do mês passado pela AmepAgência de Assuntos Metropolitanos do Paraná. A operação atende 19 municípios com mais de 200 linhas simultaneamente, que transportam mais de 350 mil pessoas todos os dias.

Com base na iniciativa, a Agência responsável pelo sistema de transporte público de passageiros pretende conhecer melhor de onde as pessoas vêm e para onde vão em seus deslocamentos diários, para aperfeiçoar o planejamento e dimensionamento do serviço.

A pesquisa está sendo feita em todos os terminais metropolitanos, além de locais específicos, como, a Praça 19 de Dezembro e a Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, locais de conexões de diversas linhas. As entrevistas abrangem um universo de 2 mil usuários e tem metodologia similar a uma pesquisa de opinião. Elas começaram no dia 25 de setembro e seguem até esta terça-feira (3).

Os entrevistadores coletam dados como faixa etária, sexo, escolaridade, ramo de atuação, renda familiar, entre outros, além da frequência de uso do transporte coletivo na semana, inclusive com as linhas e horários utilizados, os municípios de origem e destino.

Informações sobre o conforto dos veículos, limpeza e modo de direção do motorista também fazem parte das entrevistas.

Um levantamento similar já foi realizado no ano passado, logo após o período mais crítico da pandemia de Covid-19, e segundo a Amep ajudou a organizar melhor as linhas e os horários do transporte metropolitano.

Para o presidente da Agência, Gilson Santos, o mapeamento é fundamental para que órgão possa ter uma leitura atualizada da rotina de deslocamento e necessidades dos usuários.

“Recebemos de forma constante muitas informações dos usuários por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica e da Ouvidoria da Amep. Estas informações são imprescindíveis para tomarmos decisões e ajustarmos a operação. Mas realizar uma pesquisa ativa, em que podemos abordar assuntos mais específicos e detalhar melhor esta operação, faz com que tenhamos um atendimento cada mais próximo das necessidades do usuário”, destaca.

Ainda segundo o presidente da Amep, após o último levantamento foram realizadas mais de 500 alterações no atendimento do transporte coletivo.

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