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Pedágio da BR-277, na Serra do Mar, vai custar R$ 19,54; veja todos os valores

Pedágio da BR-277, na Serra do Mar, vai custar R$ 19,54; veja todos os valores

Dos sete pedágios envolvidos, três praças serão novas. As outras quatro tiveram reduções no valor da tarifa, sendo que a maior delas foi de 63%, na BR-369, em Jacarezinho.

Vinicius Cordeiro - sexta-feira, 29 de setembro de 2023 - 19:16

O valor do pedágio da BR-277, na Serra do Mar, será de R$ 19,54. 

Comparado ao valor da antiga concessão dos pedágios (e levando em conta a inflação), o valor do pedágio será 27% menor do que o cobrado anteriormente.

Sem contar a atualização inflacionária, a redução cai para exatos 10%. O cálculo foi feito pela rádio BandNews FM Curitiba.

Assim como outras seis praças, o pedágio da BR-277 estava abrangido no lote 2 das concessões rodoviárias paranaenses. O segundo lote foi leiloado hoje e teve o consórcio Infraestrutura PR como vencedor.

Dos sete pedágios envolvidos, três praças serão novas. As outras quatro tiveram reduções no valor da tarifa, sendo que a maior dela foi de 63%, na BR-369, em Jacarezinho. 

NOVOS VALORES DOS PEDÁGIOS

  • São José dos Pinhais (BR-277): R$ 19,54 (redução de 37% em relação à antiga concessão corrigida)
  • Jacarezinho (BR-369): R$ 10,39 (redução de 68% em relação à antiga concessão corrigida)
  • Carambeí (BR-277): R$ 9,82 (redução de 35% em relação à antiga concessão corrigida)
  • Jaguariaíva (PR-151): R$ 6,55 (redução de 43% em relação à antiga concessão corrigida)
  • Sengés (PR-151): R$ 6,29 (nova praça será construída)
  • Jacarezinho (BR-153): R$ 10,39 (nova praça)
  • Quatiguá (PR-092): R$ 11,22 (nova praça)

LOTE 2 DA CONCESSÃO DE RODOVIAS DO PARANÁ

Com extensão de 605 quilômetros, o Lote 2 tem obras previstas de duplicação de 350 quilômetros de estradas, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.

Os contratos preveem que as principais intervenções sejam executadas nos primeiros anos dos 30 do contrato.

O investimento é de R$ 10,8 bilhões em obras e R$ 6,5 bilhões em conservação e serviço ao usuário durante os trinta anos de vigência da concessão, gerando cerca de 110 mil empregos. O consórcio deve assumir a administração das rodovias no início de 2024.  

A concessionária contratada também deverá arcar com aproximadamente R$ 6,5 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.

Vale lembrar que o Lote 1 foi arrematado com 18,25% de desconto no valor da tarifa por quilômetro rodado, o que garante um valor 65% menor do que seria praticado se a antiga concessão estivesse em vigor.

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