Geral
Pontos turísticos do Parque do Monge, na Lapa, são bloqueados
(Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST)

Pontos turísticos do Parque do Monge, na Lapa, são bloqueados

Apesar da interdição de dois importantes pontos turísticos, o parque segue funcionando parcialmente.

Vinicius Cordeiro - quarta-feira, 6 de dezembro de 2023 - 19:16

Foram bloqueados os acessos da trilha da Pedra Partida e da escadaria que dá acesso à Gruta do Monge, no Parque Estadual do Monge, na Lapa, região metropolitana de Curitiba. A interdição acontece por tempo indeterminado e foi determinada pelo IAT (Instituto Água e Terra).

A medida é preventiva para a segurança da população, já que a trilha foi danificada por deslizamentos de terra causados pelas chuvas em setembro e outubro. Já a escadaria sofreu infiltração e corre o risco de cair.

O IAT estuda criar um percurso alternativo, bem como um novo acesso à gruta. Apesar da interdição de dois importantes pontos turísticos, o parque segue funcionando parcialmente.

Vale ressaltar que a Unidade de Conservação está entre as mais visitadas do Paraná – 43,7 mil pessoas foram ao parque no primeiro semestre deste ano. Apenas a Ilha do Mel, em Paranaguá, teve um número maior de visitantes.

“Já estamos tomando as providências necessárias para devolver o Parque do Monge e todos os seus atrativos à população”, conta o diretor de Patrimônio Ambiental do IAT, Rafael Andreguetto.

PARQUE DO MONGE

O Parque Estadual do Monge está localizado no município da Lapa, a aproximadamente 3 km da sede do município. Ele recebeu este nome por possuir uma gruta que teria sido abrigo do monge João Maria D’Agostini, entre 1847 e 1855. O monge se dedicou ao estudo de plantas da região, fazendo orações públicas e medicando enfermos, tornou-se assim um líder religioso.

As principais atrações do Parque caminham na direção do turismo religioso, com a Gruta do Monge e uma fonte que, segundo a crença popular, seria milagrosa. Os atrativos atraem um grande número de fiéis, que deixam objetos, acendem velas e colocam flores em agradecimento à graça alcançada.

Compartilhe