Geral
Paraná tem risco elevado de tempestades, e Defesa Civil alerta Curitiba e região

Paraná tem risco elevado de tempestades, e Defesa Civil alerta Curitiba e região

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) afirmou que boa parte do estado tem risco elevado de tempestades na tarde de..

Redação - domingo, 13 de dezembro de 2020 - 14:04

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) afirmou que boa parte do estado tem risco elevado de tempestades na tarde deste domingo (13). Em Curitiba e municípios da Região Metropolitana, por exemplo, a Defesa Civil emitiu alerta para chuvas intensas e raios após a chuva forte na noite de ontem.

“Proteja-se em local seguro. Vigência de seis horas”, diz a mensagem disparada às 12h54. Você pode receber os alertas da Defesa Civil no Paraná cadastrando seu celular e informando o CEP.

Quem também emitiu alerta foi o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), só que para a região oeste do Paraná, área que engloba Foz do Iguaçu. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, além de ventos intensos (entre 60 e 100 quilômetros por hora) e queda de granizo. Esses fenômenos podem acarretar no corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

INSTABILIDADE CAUSA TEMPORAIS NO PARANÁ

O Simepar já previa as possibilidades de chuvas em várias regiões do Paraná. As condições favoráveis aos temporais são resultado do avanço de uma frente fria.

“Devido a uma presença de umidade e calor na região do estado, alguns aglomerados de nuvens ganham força causando chuva e alguns raios. Principalmente a noroeste do Paraná no momento, há nuvens de chuva com trovoadas mais desenvolvidos, com algum risco de granizo de forma pontual. Nas demais regiões algum evento de chuva pode ocorrer de maneira rápida”, informou o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.

De acordo com o Simepar, a tarde será de bastante instabilidade, maior que dos últimos dias, e o risco de tempestades é elevada em boa parte do Paraná.

Nas regiões norte e noroeste já são registrados vários pontos de chuva forte, assim como nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba. Há condição para ventos fortes, acima dos 50 km/h em vários municípios e também chove próximo a Foz do Iguaçu.

Compartilhe