Geral
Paraná tem avanço da chinkungunya e duas mortes por dengue

Paraná tem avanço da chinkungunya e duas mortes por dengue

O Estado segue em alerta com o avanço da dengue e da chikungunya; dos 399 municípios paranaenses, 230 já registraram casos de dengue.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 - 07:58

O Paraná registrou dez novos casos confirmados de chikungunya e duas novas mortes por dengue. Os dados foram confirmados pela Secretaria da Saúde (Sesa), em boletim divulgado nesta terça (7).

Dos dez casos confirmados de chikungunya, seis foram importados, três autóctones e um segue em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones, com pessoas infectadas na própria cidade, foram registrados nos municípios de Pato Branco, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu.

O boletim traz ainda 107 casos notificados e 41 permanecem em investigação.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou a necessidade de reforçar as ações estratégicas nessa região e uma atuação intensiva junto à população. “Estamos monitorando esses municípios que estão mais susceptíveis por conta da região de fronteira com o Paraguai. Existe o surto e como mantemos uma estreita ligação com o país vizinho, essa vigilância e alerta se fazem necessários”, disse.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da zika.

Novos casos de dengue no Paraná

O boletim semanal da dengue divulgado pela Sesa registra 3.176 casos confirmados da doença. São 333 casos a mais do que o anterior

Os casos confirmados de dengue estão distribuídos por 230 municípios, e ainda há 6.321 casos em investigação.

O boletim traz o registro de dois novos óbitos, aumentando para cinco o número de mortes por dengue no Estado. São dois homens. Um deles tinha 31 anos, era residente do município de Centenário do Sul e não tinha comorbidade. O outro homem morava em Marilena, tinha 84 anos, com comorbidade.

Os óbitos confirmados ontem ocorreram em 23 de outubro e 23 de dezembro de 2022, respectivamente.

Em relação a Zika Vírus, o informe apresenta 35 casos notificados, sendo que sete estão em investigação.

Compartilhe