Previsão do Tempo
Paraná registra amanhecer gelado e geada nesta segunda-feira
Foto: Ana Tigrinho/AEN

Paraná registra amanhecer gelado e geada nesta segunda-feira

O frio dá o tom nos diversos setores paranaenses pela manhã; presença do sol eleva as temperaturas à tarde.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 1 de julho de 2024 - 07:22

O dia amanheceu gelado em todo o Paraná nesta segunda-feira (1º), e com condições favoráveis para formação de geada. O fenômeno pode ser observado especialmente em cidades ao Sul paranaense, e também na faixa entre o Sudeste e Curitiba e região.

O Alerta Geada, serviço de proteção das lavouras paranaenses, já antevia a possibilidade de formação de geada de moderada a fraca hoje. O serviço do Governo do Estado, por meio do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), é mantido em conjunto com o Simepar, de modo a mitigar perdas nas plantações.

O frio deu o tom ao amanhecer nos diversos setores paranaenses. Em General Carneiro, o dia começou com -3,8º C nos termômetros, e sensação térmica ainda menor.

Em Curitiba, houve formação de neblina forte nas primeiras horas do dia, e temperatura de 6,8º C. A Capital registrou o dia mais frio do ano neste domingo (30), com 2º C. A presença do sol ameniza a sensação de frio à tarde, com máxima prevista de 18º C.

“Nesta segunda-feira, a massa de ar frio e seco segue atuando sobre o estado. Com isso, teremos novamente o amanhecer gelado. Risco para geadas se mantém, com maior probabilidade para ocorrência do fenômeno entre o sudoeste, sul, centro e parte dos Campos Gerais e o Leste do estado. O sol também predomina ao longo do dia e as temperaturas ficam amenas durante a tarde, porém mais elevadas em relação ao dia anterior”, explica a meteorologista Lidia Luisa Motta, do Simepar.

As maiores temperaturas devem ser registradas na porção Norte do Estado, com destaque para os 25º C previstos para Maringá.

Compartilhe