Geral
Paraná realizou 615 transplantes entre janeiro e setembro

Paraná realizou 615 transplantes entre janeiro e setembro

O número representa quase 10% do total de procedimentos cirúrgicos realizados em todo o país no mesmo período, de acordo com o Ministério da Saúde.

Rafael Nascimento - sábado, 7 de outubro de 2023 - 09:00

O Paraná realizou 615 transplantes de órgãos entre janeiro e setembro de 2023. O número representa quase 10% do total de procedimentos cirúrgicos realizados em todo o país no mesmo período, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Brasil registrou 6.622 transplantes de órgãos sólidos, como coração, rim, pulmão e fígado, por exemplo, segundo o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) nos primeiros nove meses do ano.

Uma campanha nacional com o tema “Doe uma segunda chance, doe órgãos”, veiculada durante o mês de setembro, reforçou a importância da conscientização sobre o ato de doar.

Atualmente, 40.567 mil pessoas aguardam por um transplante de órgão no Brasil. Dessas, 2.259 estão no Paraná.

Ainda conforme a pasta, a autorização de novos serviços de transplante mais que dobrou nesse ano, passando de 31 em 2022 para 64. Ao todo, o Brasil tem 1.198 serviços credenciados para transplantes.

O país possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Em números absolutos, é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece aos pacientes assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

Compartilhe