Geral
Paraná espera “ressaca” do Carnaval para definir flexibilização do uso de máscaras

Paraná espera “ressaca” do Carnaval para definir flexibilização do uso de máscaras

Governo estadual monitorar os índices da covid-19 e a curva de contágio nas próximas semanas para definir fim do uso obrigatório do equipamento de proteção

Redação - terça-feira, 8 de março de 2022 - 15:54

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse, nesta terça-feira (8), que o Governo aguarda passar a “ressaca” pós-Carnaval para iniciar as negociações com a Assembleia Legislativa do Paraná a respeito da flexibilização do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 no estado. O objetivo é analisar os números de casos confirmados da doença após o período de feriado.

“Estamos ainda na ressaca do Carnaval, pois sabemos que o vírus vem buscando ultrapassar as barreiras de imunização. Não existindo aumento significativo, já estamos iniciando o diálogo com Assembleia, por causa da lei que define o uso de máscara”, explicou o secretário durante Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembleia.

Assinada por todos os deputados, a Lei 20.189/2020 obriga o uso de máscaras enquanto perdurar a pandemia do coronavírus no Paraná. “Não temos de sair na frente de qualquer estado. Queremos flexibilidade, mas vamos fazer de maneira muito segura e cautelosa. Mas será uma flexibilização nos ambientes externos, vai levar mais um tempo para dispensar o uso nos ambientes mais fechados. A orientação expressa do Governo é segurança e responsabilidade com os paranaenses”, acrescentou o secretário.

“Quando se fala que o mundo todo está tirando as máscaras é porque estão fazendo pesquisas e mostrando a importância da vacinação. As UTI’s esvaziaram após a vacina e isso deve ser analisado”, avaliou o presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Batista (DEM).

Ontem (7), o governador Ratinho Junior já havia antecipado a posição do Governo Estadual sobre a flexibilização do uso de máscaras no Paraná. Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o governo vai monitorar se os índices da covid-19 e a curva de contágio vão aumentar nas próximas semanas. A medida valeria para ambientes abertos. “Isso é uma construção que passa pela saúde pública. Acredito que analisando o período pós carnaval até a próxima semana, e não havendo um volume no aumento do contágio, podemos pensar na flexibilização para ambientes abertos”, disse Ratinho Junior.

Compartilhe