Geral
Paraná decreta situação de emergência em regiões afetadas pelas chuvas

Paraná decreta situação de emergência em regiões afetadas pelas chuvas

O total de pessoas afetadas pelos temporais subiu para 14.810; duas pessoas seguem desaparecidas e cinco morreram nos últimos dias em função das chuvas.

Rafael Nascimento - sábado, 15 de outubro de 2022 - 08:02

O Paraná decretou situação de emergência nas regiões mais afetadas pelas chuvas, que castigam e causam estragos no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste do estado. A medida foi assinada pelo governador em exercício, Darci Piana, nesta sexta-feira (14).

O decreto permite que o Executivo contrate serviços e realize compras, destinados aos locais em maior calamidade, sem precisar de licitação. Os serviços precisam ser concluídos em até 180 dias.

A normativa ainda autoriza a mobilização de todas as áreas do Governo em prol das ações da Defesa Civil Estadual

O governador do Paraná em exercício, Darci Piana, defende que a medida garante mais agilidade no atendimento aos moradores. “Existem problemas em estradas vicinais, crianças não estão conseguindo ir para a aula, a população está com dificuldade para ter acesso a recursos básicos. A proposta é que esse decreto diminua a burocracia para que equipes do Estado possam recuperar esses locais o mais rápido possível”, afirma.

Entre as medidas a serem adotadas imediatamente no Paraná está a busca de recursos para aquisição de itens de ajuda humanitária de maneira mais rápida por parte da Defesa Civil. 

Outro ponto prioritário é a recuperação de estradas vicinais, o que prejudicou o escoamento de safras e acesso a serviços públicos. O Governo ainda reconheceu a situação de emergência de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná. O decreto também facilita a gestão de recursos junto ao município.

O Governo enviou colchões e kits de higiene para a região Sudoeste. Uma campanha também arrecada materiais de higiene e limpeza para distribuir aos paranaenses afetados pela chuva.

Chuvas causam estragos em 34 municípios paranaenses

De acordo com balanço atualizado na manhã deste sábado (15) pela Defesa Civil Estadual, 34 cidades do Paraná registraram estragos e foram afetados pelas fortes chuvas que caem sobre o estado nesta semana.

O total de pessoas afetadas pelos temporais subiu para 14.810. Ainda de acordo com a Defesa Civl, 2.267 moradores ficaram desalojados, dos quais 1.100 permanecem nessa situação.

Duas pessoas seguem desaparecidas e cinco morreram nos últimos dias em função das chuvas.

Mais de 1.400 casas foram danificadas nas cidades afetadas pela chuva, ainda conforme o balanço atualizado da Defesa Civil.

Compartilhe