paraná alerta tempestade inmet chuvas(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Paraná tem alertas de tempestade; veja as regiões

Os alertas valem até às 10h da manhã desta quarta (14).

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas – um amarelo e outro laranja – de tempestades que vale para algumas regiões do Paraná nesta terça-feira (13) de Carnaval.

Vale lembrar que a gravidade dos alertas é classificada por cores – amarela representa ‘perigo potencial’, laranja significa ‘perigo’ e o vermelho significa ‘grande perigo’.

Os alertas valem até às 10h da manhã desta quarta (14).

ALERTA DE TEMPESTADE NO PARANÁ

Segundo o instituto, o alerta laranja é válido para Curitiba e região metropolitana, litoral e a faixa Centro-Sul até o Oeste do Paraná, incluindo cidades como Guarapuava e Foz do Iguaçu.

São esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h (milímetros por hora) e ventos intensos, que podem variar entre 60 e 100 km/h (quilômetros por hora). Além disso, há risco de queda de granizo.

Já o alerta amarelo é válido para a faixa central do Paraná, englobando cidades como Ponta Grossa, Cascavel e Umuarama.

A estimativa das chuvas fica entre 20 e 40 mm/h, com ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

Em caso de emergências, a população do Paraná pode ligar para o 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

O Inmet aponta que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

O ClimaTempo emitiu alerta vermelho para temporais com ventos de até 90 km/h e chuva intensa durante o dia. Segundo a instituição, a região metropolitana de Curitiba e o litoral serão as regiões mais afetadas.

Além disso, o ClimaTempo também aponta que uma nova frente fria, que atinge o Rio Grande do Sul hoje, vai abaixar as temperaturas no Paraná a partir desta quarta-feira. “A queda da temperatura será acentuada e facilmente percebida pela população”, diz trecho do aviso.