Geral
Palotina: trabalho para apontar origem de explosão avança

Palotina: trabalho para apontar origem de explosão avança

Após retirada do corpo da última vítima da explosão em Palotina, Polícia Científica inicia trabalho para apontar origem de tragédia

Tarobá News - quarta-feira, 2 de agosto de 2023 - 09:42

Peritos da Polícia Científica iniciaram ontem os trabalhos que devem apontar a origem da explosão em Palotina, na região oeste do Paraná. Além da análise da estrutura da C. Vale, lasers e imagens 3D estão sendo utilizadas na investigação.

Lennon Biancato Ruhnke, da Polícia Científica, explicou o trabalho científico é baseado na coleta de evidências para criar modelos e coloca-los em teste. “Criamos uma hipótese, tentamos falsear ela, e a hipótese que melhor se encaixa no estudo é utilizada como conclusão no laudo”, detalhou. 

Uma das possibilidades é que a explosão ocorreu em um dos túneis da cooperativa agroindustrial C. Vale, por isso, nesses primeiros dias o trabalho está concentrado nessas áreas. Além de gerar imagens 3D, geradas por lasers, o equipamento realiza medições, colocando em prova projetos arquitetônicos. 

Investigações

Testemunhas começaram a ser ouvidas pela Polícia Civil (PCPR) e a investigação deve durar aproximadamente 30 dias. O delegado Rodrigo Baptista afirmou que integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e do sindicato dos trabalhadores devem ser ouvidos.

O Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) também instaurou um inquérito para investigar o acidente. A promotoria realiza a intermediação com as famílias das vítimas, que devem ser indenizadas.

Explosão em Palotina

A explosão em um silo da C. Vale em Palotina aconteceu na última terça-feira (26), causando a morte de nove trabalhadores – oito deles eram imigrantes haitianos – e deixando outras 11 pessoas feridas.

O corpo da última vítima, Wicken Celestin, foi localizado uma semana depois do acidente, na segunda-feira (31). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalhador estava em um túnel abaixo do armázem, sendo encoberto por dez mil toneladas de grãos, dificultando os trabalhos de resgate.

A C.Vale disse, por meio de nota, “que a explosão pegou em cheio o coração da cooperativa, que continua em luto”. O presidente da coorporativa, Alfredo Lang, assegurou que irá auxiliar as autoridades a identificar as causas do acidente. 

Compartilhe