Geral
Palotina: buscas por último trabalhador soterrado avançam

Palotina: buscas por último trabalhador soterrado avançam

Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram desobstruir a entrada de um túnel na tentativa de acessar a vítima; força-tarefa segue ininterruptamente.

Redação - segunda-feira, 31 de julho de 2023 - 07:47

As buscas pelo último trabalhador que ficou soterrado após uma explosão na cooperativa agrícola C. Vale, em Palotina, no Oeste do Estado, avançaram nas últimas horas. Equipes do Corpo de Bombeiros conseguiram desobstruir a entrada de um túnel na tentativa de acessar a vítima.

As informações foram atualizadas pela corporação na noite deste domingo (30). Os bombeiros militares que atuam no local conseguiram avançar cerca de 25 metros no interior do silo 3, onde a ação se concentra. Cães farejadores que auxiliam nas buscas não identificaram nenhum odor específico.

Câmeras de monitoramento e iluminação foram posicionados no interior do túnel, como forma de garantir a segurança dos profissionais envolvidos.

No outro flanco permanece a retirada de grãos. A principal dificuldade no trabalho de resgate é justamente a grande quantidade de grãos no espaço, que armazenava 10 mil toneladas de milho

A operação é realizada de maneira intensa e gradual, ininterruptamente, e a retirada do produto é essencial para o resgate. Maquinários que possuem capacidade de mover aproximadamente 300 toneladas por hora são utilizados para retirar os grãos de milho.

A força-tarefa para localizar o trabalhador é composta por dezenas de bombeiros militares e dois cães farejadores.

Vítimas da explosão na cooperativa C.Vale, em Palotina

A explosão nas dependências da cooperativa C. Vale, em Palotina, ocorreu na tarde da última quarta-feira (26) e causou a morte de oito trabalhadores. Outros onze funcionários ficaram feridos.

A cooperativa C.Vale informou, por meio de nota, que mais um dos 11 trabalhadores que se feriram recebeu alta, neste domingo (30). Paulo César Arets estava em um hospital de Cascavel, também no Oeste paranaense. 

Sete pessoas seguem internadas em hospitais de Palotina, Londrina, Cascavel e Curitiba. A empresa informou, ainda, que custeia as despesas médicas dos funcionários hospitalizados.

Entre os trabalhadores que perderam a vida na tragédia em Palotina, sete são imigrantes haitianos. O velório e o sepultamento das vítimas aconteceu na última sexta-feira (29).

A cooperativa agrícola C. Vale é uma das maiores do país, com forte atuação no Paraná e em outros estados.

A Polícia Civil apura as causas do acidente. Testemunhas estão sendo ouvidas para tentar estabelecer a dinâmica da explosão. O Ministério Público do Trabalho (MPT-PR) também acompanha o caso. 

Compartilhe