Geral
Paciente em cuidados paliativos visita Cataratas do Iguaçu pela primeira vez

Paciente em cuidados paliativos visita Cataratas do Iguaçu pela primeira vez

O paciente recebe cuidados paliativos e o passeio foi feito como parte de um “last wish” (último pedido, em tradução literal).

Ana Flavia Silva - quinta-feira, 1 de junho de 2023 - 19:05

O Parque Nacional do Iguaçu recebeu um visitante especial nesta semana. Valmiro Aparecido da Silva, de 54 anos, realizou o sonho de conhecer as Cataratas do Iguaçu sobre a maca do Hospital Costa Cavalcanti, onde está internado em tratamento contra um câncer. O paciente recebe cuidados paliativos e o passeio foi feito como parte de um “last wish” (último pedido, em tradução literal).

Valmiro foi acompanhado da equipe médica e de duas irmãs que também não conheciam o Parque Nacional. “Estava ansioso. A gente conhece pela TV, mas pessoalmente é muito mais bonito”, disse. A ideia da visita foi levantada durante uma conversa da equipe de cuidados paliativos do Hospital na semana em que ouviu dele a vontade de visitar algum lugar desconhecido. Morador de Foz do Iguaçu, Valmiro ainda não tinha tido a oportunidade de visitar o local.

Valmiro Aparecido da Silva visitou as Cataratas do Iguaçu pela primeira vez com apoio da equipe da Hospital. (Divulgação)

CUIDADOS PALIATIVOS

Internado desde 23 de maio, Valmiro não pode fazer uma viagem de longa distância, por causa das condições de saúde debilitadas. Mas o passeio rápido, com o apoio do Hospital, foi possível. Esta foi a primeira vez que um paciente internado em uma instituição hospitalar fez uma visita às Cataratas.

“Logo que conversamos com ele e soubemos do desejo, já iniciamos os trabalhos, e aí foi uma união de esforços do Hope, equipe médica, imprensa, família e com a concessionária que administra o Parque para que tudo desse certo. Ficamos felizes de proporcionar ao Sr. Valmiro uma experiência única como essa”, conta a médica paliativista e coordenadora do Hope, Ana Paula Romanini. “Nessas simples ações que o paciente encontra vida e força para seguir em frente”.

As irmãs de Valmiro, Maria Aparecida e Cenira Maria, acompanharam a visita. (Divulgação)

A ação foi possível diante de uma liberação especial da Urbia Cataratas, administradora do Parque. Valmiro realizou o passeio acompanhado das duas irmãs, Maria Aparecida da Silva e Cenira Maria da Silva. “Isso é amor de verdade pelo que se faz. Deslocar um paciente para trazer até aqui, é gostar do trabalho. Agradeço a cada um da equipe do Hospital que organizou e proporcionou isso ao meu irmão”, disse Cenira. 

Compartilhe