Geral
PF mira grupo responsável por descaminho de mercadorias
Divulgação/PF

PF mira grupo responsável por descaminho de mercadorias

Treze mandados de busca e apreensão são cumpridos no Paraná

Mirian Villa - terça-feira, 21 de novembro de 2023 - 10:15

Na manhã desta terça-feira (21), a PF (Polícia Federal) cumpre 14 mandados de busca e apreensão pela operação Simulação, no Paraná. Os alvos são integrantes de um grupo que atua no descaminho de mercadorias e lavagem de dinheiro.

Quatro mandados foram expedidos para Londrina, oito para Arapongas, um para Maringá e um para São José do Rio Preto (SP). Além disso, o bloqueio de R$ 6 milhões foi cumprido.

Conforme as investigações da operação Simulação, o grupo era responsável pela importação e comercialização de mercadorias estrangeiras, oriundas do Paraguai, sem o recolhimento dos tributos devidos.

Os criminosos estariam utilizando empresas de transporte rodoviário para promover a internalização dos produtos no país e também adotavam manobras para eliminar ou reduzir as consequências de eventuais fiscalizações.

Eles utilizam ‘laranjas’, ou seja, pessoas que viajariam até a região de fronteira apenas para assumir a propriedade de mercadorias eventualmente apreendidas.

Os investigados na operação Simulação responderão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a dezoito anos de prisão.

Compartilhe