Últimas Notícias
Ônibus elétricos devem rodar em Curitiba em maio de 2024
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

Ônibus elétricos devem rodar em Curitiba em maio de 2024

A estimativa foi divulgada hoje pela prefeitura.

Vinicius Cordeiro - terça-feira, 19 de dezembro de 2023 - 18:45

Após o projeto de lei ter sido aprovado na Câmara de Curitiba, os ônibus elétricos devem começar a rodar no transporte coletivo a partir de maio de 2024. A estimativa foi feita pela Urbs (Urbanização de Curitiba).

A proposta, que prevê investimento de R$ 317 milhões, ainda deve ser sancionada pelo prefeito Rafael Greca. 

Os veículos serão adquiridos pelas empresas do transporte coletivo, com subsídio da Prefeitura e retornarão ao município em 2025, quando se encerra o atual contrato de concessão.

“Demos um passo muito importante no caminho de descarbonização da frota do transporte coletivo. Nossa meta é que 33% da frota seja zero emissões até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050. É o compromisso forte de Curitiba com a sustentabilidade e com maneiras de mitigar o impacto do efeito estufa”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

ÔNIBUS ELÉTRICOS EM CURITIBA

Os primeiros ônibus elétricos devem rodar no transporte coletivo nas linhas Interbairros II, Interbairros I e Ligeirinhos. 

Serão cinco lotes de compras, que têm início em maio. Dos 70 ônibus, 36 são modelo padron piso alto; 28 articulados de piso alto; e 6 padron piso baixo.

Ao longo de 16 anos, a aquisição dos 70 ônibus elétricos representará uma economia de custos da ordem de R$ 147 milhões em relação à compra dos mesmos 70 ônibus a diesel.

VEJA TAMBÉM: Nova linha de ônibus começa a operar em Curitiba; confira

Compartilhe