Geral
Obras no viaduto do Tarumã começam quarta (25); veja o que muda em Curitiba

Obras no viaduto do Tarumã começam quarta (25); veja o que muda em Curitiba

Trânsito será afetado na avenida Victor Ferreira do Amaral e na entrada e saída do sentido Atuba da Linha Verde.

Johan Gaissler - segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 - 16:12

Na quarta-feira (25), começam as obras no viaduto do Tarumã, que fica no cruzamento da Linha Verde com a avenida Victor Ferreira do Amaral. O viaduto será ampliado e novas estações-tubo serão construídas. Veja o que muda no trânsito de Curitiba com a reforma.

A primeira parte da obra irá afetar a entrada e saída do sentido Atuba da Linha Verde. Parte da rotatória do trevo será fechada e veículos que vêm da rodovia e da avenida não usarão o cruzamento.

Com o bloqueio, quem usa a avenida no sentido Pinhais e quer acessar a Linha Verde Norte terá duas opções:

  • Utilizar a avenida Nossa Senhora da Luz e a rua Fagundes Varela, no Jardim Social
  • Utilizar a rua Konrad Adenauer, no Tarumã

Já quem usa a Victor Ferreira do Amaral no sentido Centro e quer acessar o sentido Pinheirinho da Linha Verde terá as seguintes opções:

  • Utilizar as ruas Governador Agamenon Magalhães e Urbano Lopes
  • Utilizar a rua Monte Castelo para fazer o retorno no sentido oposto à Victor Ferreira do Amaral, e virar à direita no cruzamento com a Linha Verde

Já quem vem da Linha Verde Norte, no sentido Pinheirinho, tem as seguintes opções para acessar a avenida Victor Ferreira do Amaral:

  • Utilizar a rua Raphael Papa, para o sentido Centro
  • Utilizar avenida Affonso Pena, no sentido Pinhais

As obras no viaduto do Tarumã fazem parte de mais uma etapa da conclusão da Linha Verde Norte. A partir das 9 horas da manhã de quarta (25), agentes da Setran (Superintendência de Trânsito de Curitiba) estarão no local para orientar os motoristas.

OBRAS NO VIADUTO DO TARUMÃ, EM CURITIBA

As obras no viaduto do Tarumã vão trazer mudanças para o transporte coletivo de Curitiba. Duas estações-tubo serão construídas: a Tarumã, na Linha Verde, sobre o viaduto; e a Victor Ferreira do Amaral, na avenida de mesmo nome, sob a estrutura.

Na primeira, passarão os ônibus expressos e alimentadores que utilizam a canaleta da Linha Verde, enquanto a segunda vai atender os alimentadores e linhas metropolitanas, permitindo a integração.

Inicialmente, o projeto contava, além da construção das novas estações e reforma do viaduto, com a construção de uma trincheira. No entanto, a licitação concluída em 2019 foi cancelada dois anos depois.

O projeto da Linha Verde integra 22 quilômetros da antiga BR-476, entre o Atuba e o Pinheirinho, com canaletas de ônibus e faixas adicionais para demais veículos. 

Compartilhe