Geral
Obras na Orla de Matinhos devem entrar em nova fase após Carnaval
Roberto Diziura Jr/AEN

Obras na Orla de Matinhos devem entrar em nova fase após Carnaval

Das oito frentes de trabalho que compõem as alterações no trecho entre Morro do Boi e Balneário Flórida, apenas o serviço de microdrenagem ainda não começou

Redação - terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 - 19:05

As obras de microdrenagem da Orla de Matinhos, no litoral do Estado, devem começar logo após o carnaval. Esta é a promessa do  Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública e responsável pela execução das obras em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT).

Das oito frentes de trabalho que compõem as alterações no trecho de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida, apenas o serviço de microdrenagem ainda não começou. A medida, em conjunto com as ações de macrodrenagem, deve minimizar os impactos causados pelas cheias na cidade, como defende o diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro. “Essas fases se completam com a macrodrenagem, escoando a água que recebe do sistema da micro. Essa integração permite ganhar cota, caimento para a água com as canaletas em U. Tudo isso faz com que o escoamento para o mar seja mais rápido, evitando problemas como cheias na cidade”.

Ainda assim, os alagamentos não são descartados. “Claro que se houver uma chuva de grande intensidade em um curto período de tempo, aliada à maré alta, teremos cheias. Mas com um escoamento muito mais rápido e eficiente do que o sistema atual”, explica Scroccaro. Segundo o diretor, o tempo estimado para a conclusão dos serviços de microdrenagem é de 14 meses, com investimento de R$ 39,2 milhões.

Essa etapa foi adiada para evitar transtornos durante a temporada de verão, quando a movimentação no litoral cresce muito. A adequação integra o conjunto de obras de revitalização da orla, com investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. As obras estão próximas de 70% de conclusão e a finalização está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024.

MACRODRENAGEM

As intervenções de macrodrenagem começaram em junho do ano passado e alcançaram 30% de conclusão. Elas estão sendo feitas ao longo de 1,5 quilômetros no Canal da Avenida Paraná, no bairro do Tabuleiro, em Caiobá. O projeto prevê deixar o canal com sete metros de largura, em concreto formatado como um U (na base e nas laterais), aumentando a velocidade do escoamento e diminuindo o nível de alagamento.

 

Compartilhe