Geral
Obras na BR-277 chegam à fase final, afirma DER-PR

Obras na BR-277 chegam à fase final, afirma DER-PR

Os trabalhos são divididos entre DER e DNIT. Segundo o órgão estadual, as obras nos km 39 e 41 terminam em março. A recuperação do km 42 ainda não tem previsão

Angelo Sfair - quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023 - 19:15

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) informou nesta quinta-feira (23) que as obras de recuperação da BR-277, em Morretes, no litoral do Paraná, chegaram à fase final. A intervenção acontece na altura do km 41, na Serra do Mar.

O órgão estadual é responsável pela recuperação dos trechos no km 39 – obra já concluída – e no km 41. O segundo trecho tem previsão de conclusão em março, segundo o diretor-geral do DER, Alexandre Castro Fernandes. No local, três faixas de tráfego estão liberadas, e uma quarta faixa é ocupada por guindaste.

As obras do km 42 continuam sob responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte). Neste ponto, as obras avançaram apenas 32% até esta quarta-feira (22). Das quatro faixas de tráfego, duas são ocupadas por um guindaste.

A BR-277, que liga Curitiba a Paranaguá, no litoral, sofreu com grandes deslizamentos de terra entre outubro e dezembro de 2022. Desde então, o trecho na Serra do Mar se tornou um desafio para moradores, turistas e transportadores de carga, devido aos constantes congestionamentos que se formam na região.

Telas metálicas de contenção são instaladas para evitar novos deslizamentos de terra, rocha e vegetação (Foto: Divulgação/DER-PR)

GUINDASTES NA BR-277

Em comum acordo, DER-PR e DNIT concordaram em retirar os guindastes das pistas para liberar o tráfego durante os finais de semana. Dessa forma, nos períodos de maior movimento – como sábados, domingos e feriados -, um número menor de faixas permanece bloqueada.

Segundo os órgãos responsáveis pelas obras, justamente pela suspensão dos trabalhos com guindadestes aos finais de semana, o cronograma dos trabalhos na BR-277 foi prorrogado. A intervenção no km 41 (DER) tem previsão de conclusão em março. A obra no km 42 (DNIT) não tem previsão de finalização.

Além da suspensão dos trabalhos com guindastes, permanece a restrição de tráfego pesado aos finais de semana de fevereiro.

No trecho de serra da BR-277, desde o km 60 (São José dos Pinhais) até o km 30 (Morretes), veículos de carga articulados, como carretas, cegonhas e bitrens, entre outros, ficam proibidos de circular para dar prioridade aos carros de passeio.

Compartilhe