Geral
Obras em Matinhos devem seguir durante a alta temporada

Obras em Matinhos devem seguir durante a alta temporada

Conforme o Governo, uma faixa de areia nova e ampla, com até 100 m de largura, já estará finalizada até o início do verão, entre Caiobá e o Balneário Flórida.

Redação - quinta-feira, 10 de novembro de 2022 - 08:57

As obras de recuperação da Orla de Matinhos, no Litoral do Estado, devem continuar em andamento durante a alta temporada. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado, responsável pela revitalização.

Embora os serviços sigam ao longo do verão, os trabalhos deverão ocorrer de maneira equilibrada, para minimizar o impacto ao maior fluxo de veranistas.

Conforme o Governo, uma faixa de areia nova e ampla, com até 100 metros de largura, já estará finalizada até o início do verão, entre Caiobá e o Balneário Flórida.

Nos locais em obras, placas de sinalização informarão a população sobre trechos interditados para a construção da nova infraestrutura, como calçadas, ciclovias, pistas de caminhada e corrida e paisagismo. 

“É importante que a população respeite essas placas para evitar imprevistos durante seu período de lazer, como acidentes com máquinas trabalhando e até mesmo buracos”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Everton Souza. 

Na praia de Caiobá, a engorda da faixa de areia foi concluída em julho deste ano e já pode ser utilizada pela população. Apesar disso, um degrau apareceu na areia da praia no último final de semana. Segundo a Sedest, um trecho de 50 metros apresentou o declínio de 30 cm por conta de uma ressaca.

Neste trecho, que contempla 1,8 km do Canal da Avenida Paraná até o Pico de Matinhos, as obras urbanísticas, com nova calçada, ciclovia, pistas de caminhada e corrida e paisagismo, já está com mais de 60% de conclusão.

A areia segue em estabilização nos balneários de Matinhos, em um prolongamento de 4,5 km – entre o Pico de Matinhos e o Balneário Flórida. Esse espaço ainda não pode ser usufruído para lazer, mas há expectativa de liberação total até dezembro

As obras urbanísticas já começaram nesse trecho e devem continuar durante a temporada de verão, com pequenas interdições no acesso à praia e as ruas da beira-mar.

O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro, afirma que novas obras não serão iniciadas na alta temporada. “O Consórcio Sambaqui dará continuidade ao que já está sendo realizado no Litoral, com a construção da infraestrutura urbanística, o espigão no Pico de Matinhos, os guias-correntes do Canal da Avenida Paraná, além de obras de micro e macrodrenagem”, explicou.

Compartilhe