Geral
O que realmente importa para os jogadores on-line brasileiros?

O que realmente importa para os jogadores on-line brasileiros?

O jogo on-line brasileiro não é um mero jogo de azar; é um setor com valor monetário significativo e implicações socioeconômicas

Conteúdo patrocinado - sexta-feira, 18 de agosto de 2023 - 13:30

De acordo com a pesquisa realizada pela 7JP, o iGaming no Brasil é uma realidade em evolução dinâmica.

Ele se tornou um nicho de mercado significativo no cenário do entretenimento digital, mas está enraizado na cultura tradicional de jogos do país.

Na Câmara dos Deputados, os parlamentares brasileiros mencionaram durante 2021-2022 que o jogo ilegal representou cerca de R$ 27 bilhões, enquanto os estabelecimentos legais de jogos de azar geraram cerca de R$ 17 bilhões.

Isso sugere que o valor de mercado combinado era de aproximadamente R$ 44 bilhões há pouco tempo.

Mas, à medida que o setor de jogos de azar on-line no Brasil cresce rapidamente, os jogadores com dinheiro real aumentam suas expectativas sobre o que as operadoras devem oferecer mais e o que precisam melhorar.

Então, quais fatores eles consideram mais importantes em termos de melhoria de sua experiência geral e como isso se compara aos desejos e necessidades dos jogadores de outros países da América Latina (LATAM)?

Os jogadores brasileiros opinam sobre as melhorias necessárias

As operadoras no Brasil enfrentam um desafio: aprimorar a experiência de iGaming com dinheiro real.

Estudos realizados pela 7JP sugerem que os jogadores querem pagamentos mais rápidos (53%), estatísticas atualizadas dos jogos (43%) e mais jogos ao vivo (44%).

Para os entusiastas de apostas esportivas, a análise técnica e os comentários pós-evento melhorariam sua experiência. Além disso, considerando a baixa proficiência em inglês do Brasil em comparação com outros mercados globais, a localização é crucial.

Os apostadores brasileiros apreciam conteúdo que reflita sua cultura, desde referências a times de futebol locais até jogos com tema de carnaval.

O que os jogadores de outros países da América Latina querem?

É essencial observar que as preferências dos brasileiros podem ser diferentes das de seus colegas da América Latina.

Fatores como condições econômicas, influências culturais e tradições regionais de jogos de azar podem afetar as preferências dos jogadores.

No entanto, essa distinção ressalta a importância da localização de conteúdo e da compreensão dos mercados individuais, mesmo dentro da mesma região geográfica.

Um estudo de 2020 realizado pela Statista analisou os fatores que os jogadores com dinheiro real de diferentes países da América Latina levaram em consideração ao escolher um provedor de serviços de jogos de apostas.

Embora esse estudo se concentre em um aspecto ligeiramente diferente do estudo da ENV Media, algumas conclusões interessantes podem ser tiradas em relação ao que é importante para os jogadores brasileiros em comparação com os de outros países da América Latina.

Fonte: Statista – Principais fatores que influenciam a escolha de um provedor de serviços de jogos de azar em países selecionados da América Latina em 2020

Comparação entre o Brasil e os demais países – principais conclusões 

  1. As apostas grátis ou ofertas especiais são menos importantes para os jogadores brasileiros (56% deles) do que para os jogadores de qualquer outro dos cinco países pesquisados.
  2. Apenas 45% dos jogadores brasileiros acham que um fácil sistema de pagamento local é um fator importante na escolha de um site de apostas, consideravelmente menos do que os jogadores do México (56%) e do Chile (58%).
    No entanto, vale lembrar que, no estudo da ENV Media, 53% dos jogadores brasileiros com dinheiro real demonstraram desejo de pagamentos mais rápidos.
  3. Na métrica “notícias sobre a empresa na mídia local em que confio”, essa foi uma consideração mais importante para os jogadores brasileiros (33%) do que para os de qualquer outro país.
    Isso foi menos importante para os jogadores da Argentina (14%) e também menos importante para os jogadores do México e do Chile (ambos com 22%) do que para os brasileiros.
  4. Ao considerar a importância de um site com suporte ao idioma local, isso foi considerado importante por 32% dos jogadores brasileiros. Portanto, menos do que os jogadores da Argentina (40%) e do México (35%), mas mais do que os jogadores do Chile e do Peru (ambos com 28%).

Uma maior localização também foi apontada no estudo da ENV Media como uma área importante em que as operadoras podem melhorar, embora, além de o site oferecer suporte nativo, isso também incluísse coisas como jogos que refletissem aspectos da cultura brasileira, como o Carnaval, ou que incluíssem referências a times de futebol locais.

As preferências dos jogadores brasileiros não podem ser ignoradas

O mercado brasileiro de jogos de apostas on-line é um setor em expansão com enorme potencial.

Ele oferece lições valiosas em termos de regulamentação do mercado, preferências dos jogadores e a importância da localização de conteúdo.

Todas as operadoras de jogos de azar no Brasil devem prestar atenção especial a essas duas últimas considerações, pois os jogadores no Brasil estão se tornando cada vez mais experientes e exigentes quanto ao que consideram importante ao apostar com dinheiro real.

Só o tempo dirá o quanto os sites de jogos de azar levam isso a sério e isso pode ter uma grande influência no crescimento do mercado brasileiro de jogos de azar nos próximos anos.

Compartilhe