Geral
Nova orla de Matinhos: obras chegam a 80% de execução

Nova orla de Matinhos: obras chegam a 80% de execução

O projeto de revitalização no município do Litoral do Paraná completou um ano de execução nesta semana; a engorda da faixa de areia já foi totalmente concluída.

Rafael Nascimento - terça-feira, 27 de junho de 2023 - 08:23

As obras na Orla de Matinhos alcançaram 80% de conclusão. O projeto de revitalização no município do Litoral do Paraná completou um ano de execução nesta semana.

A estimativa do andamento das obras foi divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT) nesta segunda-feira (26).

A engorda da faixa de areia já foi totalmente concluída, assim como algumas das estruturas marítimas semirrígidas. O espaço conta agora com largura variando entre 70 metros e 100 metros à beira-mar.

O investimento total do Governo do Estado na revitalização é de 500 milhões, e a previsão de conclusão dos trabalhos permanece para o segundo semestre de 2024.

“Estamos dentro do cronograma e, pelo ritmo, posso dizer que até meados do ano que vem a obra estará concluída. A temporada de verão de 2024 para 2025 já será com uma nova orla em Matinhos”, afirma o diretor-presidente do IAT, Everton Souza. 

O relatório de obras do IAT aponta que muitas das estruturas que compõem a obra estão 100% concluídas. São os casos do Espigão da Praia Brava e dos Headlands de Riviera e Flórida. Além disso, a etapa de lançamento de tetrápodes na Praia Brava (340), Flórida (681), Riviera (681) e Matinhos Norte (469) também foi finalizada.

Macro e microdrenagem em Matinhos

Segundo o IAT, no momento a obra se concentra em outros pontos da orla e em algumas ruas do município que estão recebendo a nova formatação de macro e microdrenagem. A construção dos guias-correntes da Avenida Paraná, por exemplo, atingiu 91,3%. Já os guias-correntes de Matinhos está em 76,9%. A urbanização de Caiobá chegou em 56% e a dos demais balneários a 52%.

A macrodrenagem está 67% concluída, com a microdrenagem, iniciada em maio, alcançando 6,13%. O plantio da restinga (68,8%) e o lançamento dos tetrápodes no Paraná Sul (66,6%) também precisam ser finalizados.

A obra de revitalização da orla de Matinhos é feita em duas etapas. A fase inicial tem orçamento de R$ 314,9 milhões e abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de início, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. É prevista, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

Compartilhe