museu da vidaFoto: Reprodução/Pastoral da Criança

Museu da Vida promove atividades gratuitas para os idosos

A iniciativa ocorre em parceria com o Centro Universitário Internacional Uninter e começa neste sábado (24).

O Museu da Vida, espaço cultural ligado à Pastoral da Criança, em Curitiba, lança neste sábado (24) um projeto com atividades gratuitas voltadas aos idosos. A programação busca tratar da realidade do envelhecimento da população e promover a integração entre as gerações.

A iniciativa “Circuito Comunidade: Encontros Intergeracionais” ocorre em parceria com o Centro Universitário Internacional Uninter. As atividades e palestras começam no próximo sábado (24), a partir das 14h e são totalmente gratuitas. A programação será mensal, durante o ano todo, e as inscrições já estão abertas com vagas limitadas.

O programação começa com a palestra “Vamos conversar sobre a década envelhecimento e intergeracionalidade?”, segue de atividades lúdicas e de reflexão para os idosos, no auditório do Museu da Vida.

Aumento da população idosa no Brasil

O envelhecimento acelerado da população é uma questão mundial e o aumento da população idosa do Brasil é mais intenso do que no cenário global. Conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há 20 anos, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos, existiam 24,7 idosos de 65 anos ou mais. Em 2050, neste mesmo contexto, o cenário muda para 172,7 idosos.

Esse envelhecimento populacional propõe desafios no campo social, político, econômico e de saúde. Por isso, em 2020, a ONU declarou a “Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030”, como estratégia para alcançar e apoiar ações de construção de uma sociedade para todas as idades.  

Neste cenário, os cursos de Tecnologia e Bacharelado em Gerontologia do Centro Universitário Internacional Uninter, com o objetivo de realizar a promoção da responsabilidade social em parceria com o Museu da Vida, inicia neste ano o projeto “Circuito Comunidade: Encontros Intergeracionais”, que vai proporcionar aos idosos um tempo de cuidado, informações, conhecimentos sobre a saúde, com atividades lúdicas e de reflexão.  

Diversos profissionais da área da saúde, social e do direito participam da organização das palestras e atividades, fortalecendo o importante vínculo entre as gerações.

“Com essa iniciativa, vamos colaborar com o envelhecimento ativo e saudável de pessoas idosas, famílias e comunidades. Aproveitar o espaço do Museu da Vida, que já é usado pelas famílias com as crianças e criar um espaço de pertencimento para as pessoas idosas dentro da cidade”, afirma Maria Caroline Waldrigues, professora e coordenadora dos Cursos de Tecnologia e Bacharelado em Gerontologia da Uninter.

Serviço: Circuito Comunidade: Encontros Intergeracionais
Data: neste sábado (24), das 14h às 16h 
Local: Museu da Vida – Rua Jacarezinho 1691, nas Mercês
Inscrições: clique aqui para se inscrever