Geral
Milhares de casas estão sem luz no Paraná após temporal
Foto: Divulgação/Copel

Milhares de casas estão sem luz no Paraná após temporal

Ventos fortes provocaram a queda de árvores sobre a rede, além da quebra de postes; trechos da rede de energia chegaram a ser destruídos, segundo a Copel.

Guilherme Grandi - quinta-feira, 13 de julho de 2023 - 08:59

Milhares de casas estão sem luz no Paraná na manhã desta quinta-feira (13), por conta dos fortes ventos e chuva que atingem o Estado. De acordo com a Copel, 173 mil consumidores estão com o fornecimento de energia interrompido no momento.

De acordo com o Simepar, foram registrados ventos de mais de 90 km/h em algumas localidades, além de muitas descargas atmosféricas, o que provocou a queda de árvores sobre a rede, além da quebra de postes. Devido à gravidade da situação, trechos da rede de energia chegaram a ser destruídos.

O fornecimento de energia foi interrompido especialmente em Curitiba e região, com 95.400 unidades consumidoras desligadas. 

Até agora, 4.100 serviços emergenciais precisam ser atendidos pelas equipes de eletricistas em todo Paraná.

A Copel informou que centenas de profissionais atuam desde a noite de quarta-feira (12) para restabelecer o fornecimento de energia nos municípios afetados.

Ciclone extratropical traz ventos fortes e chuva ao Paraná

No Paraná, a tempestade começou na tarde de ontem no Oeste e Sudoeste e, no pior momento, 86 mil unidades consumidoras ficaram sem energia nestas áreas. Na noite de ontem e madrugada desta quinta atingiu as demais regiões do Paraná.

O Simepar, a Defesa Civil e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) haviam emitido alertas de perigo de tempestade, com chuvas e ventos intensos. Entre os riscos potenciais estavam estragos em plantações, queda de galhos e árvores e potenciais alagamentos.

Além da região Leste, 33.200 unidades consumidoras estão sem energia e 765 serviços emergenciais são executados no Centro-Sul, há 32.340 unidades consumidoras sem energia e 1.370 serviços emergenciais no Oeste e Sudoeste, 6.800 unidades consumidoras sem energia e 450 serviços emergenciais no Noroeste e 4.700 unidades consumidoras sem energia e 425 serviços emergenciais no Norte.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos.

Compartilhe