Geral
Mega operação policial prende 127 pessoas e apreende 3,4 toneladas de drogas

Mega operação policial prende 127 pessoas e apreende 3,4 toneladas de drogas

Foram montados 148 pontos de bloqueios nas divisas entre Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul e países vizinhos

Ana Flavia Silva - terça-feira, 16 de maio de 2023 - 19:03

Em quatro dias, 3,4 toneladas de drogas foram e 103 mandados judiciais foram cumpridos durante a operação Fronteiras e Divisas Integradas I. Foram montados 148 pontos de bloqueios nas divisas entre Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul e países vizinhos (Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia). A ação, entre 12 e 15 de maio, teve patrulhamentos em rodovias, ambientes marítimo (rios e lagos) e zonas aéreas. 

A operação mobilizou um grande efetivo das forças de segurança e equipamentos. Participaram sete mil policiais, 2,5 mil viaturas, 70 embarcações, 21 aeronaves e 51 cães. Foram usados cinco drones. No Paraná, atuaram as polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além das polícias Federal e Rodoviária Federal, e equipes da Receita Federal.

APREENSÕES E PRISÕES

Durante os trabalhos, um empresário do Paraná, suspeito de extorquir cerca de 200 vítimas no Rio Grande do Sul, foi preso. O autor de um duplo homicídio, que era procurado pela polícia gaúcha, e o autor de um estupro de vulnerável ocorrido em Santa Catarina também foram encontrados e detidos. Além deles, foram presos mais 20 suspeitos relacionados ao golpe do bilhete premiado. Também houve fiscalização nos presídios de Paranaguá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra.

Foram apreendidas 3,3 toneladas de maconha, 92,4 quilos de cocaína, 21,5 quilos de crack e 2,1 quilos de haxixe. Também foram apreendidas 382 unidades de ecstasy e 39.130 maços de cigarro. 

Nas abordagens, 32.801 pessoas passaram por algum tipo de contato com uma equipe policial. Ao todo, 127 pessoas foram presas e seis adolescentes foram apreendidos, a maioria por tráfico de drogas e contrabando. Também foram abordados 21.295 veículos, sendo que cerca de 10 mil foram autuados ou notificados por alguma irregularidade documental. Outros 184 foram apreendidos e nove que tinham sido roubados foram recuperados.

Também houve nove ações de repressão qualificada, que envolvem fins específicos. São casos de investigação de organizações criminosas e tráfico de drogas; roubo a joalherias; homicídios; estelionato; extorsão; fraudes virtuais; crimes contra criança; e roubos e furtos de maquinários agrícolas. Ao todo, foram cumpridos 103 mandados judiciais em investigações que estão em andamento.
 

Compartilhe