Geral
Litoral ultrapassou 480 milímetros de chuva em fevereiro
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Litoral ultrapassou 480 milímetros de chuva em fevereiro

Média estadual de precipitação ficou próxima à histórica

Larissa Biscaia - quinta-feira, 7 de março de 2024 - 16:15

O segundo mês do ano foi marcado pela chuva intensa no litoral do Paraná. Após sucessivos alertas para temporais, o município de Guaraqueçaba registrou 484 milímetros, em 29 dias. Este foi o maior acumulado do estado, de acordo com o boletim do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, divulgado nesta quinta-feira (07).

O material, que é produzido em parceria com a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento e do Simepar, aponta que a média estadual de fevereiro foi de 168 milímetros. O valor está próximo da média histórica, que é de 172 milímetros. 

Além das chuvas, o calor também foi intenso em praticamente todas as regiões do Paraná. As temperaturas máxima e mínima ficaram um grau Celsius acima da média histórica. Em Santa Helena, no oeste, a média das máximas foi de 34,8°C. 

Impacto no campo:

Com as mudanças climáticas, as lavouras sofreram alterações. Até o final de fevereiro, 66% da safra de soja do Paraná apresentava boas condições, 29% medianas e 5% em estado ruim. A produtividade foi abaixo do esperado e 64% da safra já foi colhida. 

Já no milho tem 60% do plantio em boas condições, 32% mediano e 8% ruim. Além do calor intenso, a seca e o ataque de pragas afetaram a cultura. Cerca de 73% da área plantada já foi colhida. 

A colheita do feijão já foi concluída, com produtividade considerada muito abaixo do potencial da cultura. A safra foi afetada pela chuva excessiva de outubro e novembro, seguida das altas temperaturas e tempo seco de dezembro e janeiro. 

Compartilhe