Previsão do Tempo
Inverno começa com tempo seco e temperaturas altas em todo o Paraná
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Inverno começa com tempo seco e temperaturas altas em todo o Paraná

A estação mais fria do ano começa nesta quinta-feira (20), mas sem suas principais características.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 20 de junho de 2024 - 07:10

O primeiro dia do inverno será de tempo seco e temperaturas altas em todo o Paraná. Os termômetros se elevam especialmente à tarde, com valores que ultrapassam os 30º C em diversas cidades do Estado.

A estação mais fria do ano começa oficialmente às 17h51, no horário de Brasília, mas sem suas principais características, como ondas de frio, pelo menos nos próximos dias – muito em função da presença do fenômeno climático La Niña.

Saiba mais: Inverno terá ondas de frio e veranicos no Paraná

De acordo com o Simepar, as temperaturas permanecem em patamares mais elevados em todo o Estado hoje, ainda em função da presença de uma massa de ar quente e seco.

“O outono termina com temperaturas bastante altas no Paraná, ainda em função do ar mais seco e aquecido que atua há vários dias no Estado. Nessa quinta-feira, novamente as temperaturas ficam elevadas à tarde. Nas regiões Noroeste e Norte, valores acima dos 30º C”, afirma o meteorologista Samuel Braun.

Em Curitiba, o dia amanheceu com poucas nuvens e 15º C nos termômetros. As temperaturas se elevam gradualmente ainda pela manhã e podem alcançar os 26º C.

Ainda segundo o Simepar, a tendência é que o ar mais seco predomine em todo o Estado também nos próximos dias, com céu aberto, sem indicativo de chuvas e temperaturas altas até o final de semana.

Alerta de baixa umidade

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial para a baixa umidade em boa parte do território nacional nesta quinta-feira (20). O alerta abrange a faixa entre o Noroeste e o Norte Pioneiro do Paraná.

Foto: Reprodução/INMET

Nos municípios dessas regiões, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.

Compartilhe