Geral
Inverno acelera metabolismo e faz aumentar a sensação de fome

Inverno acelera metabolismo e faz aumentar a sensação de fome

O tempo mais frio exige uma atividade maior para equilibrar a temperatura corporal. Esse processo faz o metabolismo ser mais rápido.

Redação - quarta-feira, 29 de junho de 2022 - 17:12

O inverno faz acelerar o metabolismo e, como consequência, faz o corpo enviar ao cérebro sinais de fome, que implicam num maior consumo alimentício nessa época. 

O tempo mais frio exige uma atividade maior para equilibrar a temperatura corporal. Esse processo faz o metabolismo ser mais rápido e o corpo humano produzir mais energia.

“É uma sábia resposta do organismo. Como forma de autopreservação, quando o corpo está em contato com uma temperatura ambiente inferior à homotermia, ou seja, temperatura normal do corpo, ele responde com maior gasto calórico para aquecer e restaurá-lo à temperatura ideal. E daí, vem os sinais de fome e desejo por comidas com maior densidade calórica e ricos em carboidratos”, explica a nutricionista e consultora da Jasmine Alimentos, Adriana Zanardo

No entanto, a fome fisiológica e metabólica se diferencia da fome emocional.

“Fome é a necessidade fisiológica do organismo de se alimentar nutricionalmente para manter as suas atividades vitais. A fome emocional que sentimos no frio é aquele desejo específico por comidas que aquecem, conhecidas como comfort food. Geralmente, a fome por uma guloseima específica é o desejo psicológico”, complementa Adriana. 

Por mais que o organismo precise de um maior aporte energético para exercer suas funções metabólicas, é preciso cautela para não cair em tentações e ingerir apenas alimentos gordurosos e nocivos à saúde. “Preste atenção ao seu corpo. Ele nos fornece sinais de fome verdadeira ou quando estamos tristes, entediados ou ansiosos, buscando o conforto e a distração do alimento”, finaliza a nutricionista.

Compartilhe